São Pedro – Pará de Minas

• Endereço: Rua Mathias Laurentys, 415, São Pedro, Pará de Minas-MG.

• Histórico da Paróquia

Matriz de São Pedro

Bairro São Pedro

A construção da Igreja de São Pedro se deu deste 1973 até 1978. D. Bilica gostaria doar o local onde foi construída a igreja, mas seu marido não aceitou. Quando este veio a falecer, finalmente ela pode entregar o terreno para a Igreja.

Padre Hugo celebrou uma missa em ação de graças em frente a cada do Sr. Abílio, morador do bairro, que muito contribuiu na construção.

Segundo relatos, o telhado foi todo doado por um pessoal de Belo Horizonte. D. Bina, outra moradora do bairro, ajudou bastante arrecadando doações. Foi ela que iniciou o trabalho de catequese, dízimo e outros movimentos. Outros que ajudaram na construção: Sr. Iolando, Sr. Antônio Viola, Sr. Nelson, Sr. e Sra. Gasparino, etc.

Em 1978, o Padre Hugo Gabriel da Costa Bittencourt, que era o Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, celebrou a 1ª. missa e deu a bênção na Igreja de São Pedro, que pertencia a esta paróquia.

Os padres que auxiliaram o Pe. Hugo foram o Pe. Cirilo, Pe. Guilherme, Pe. José Augusto, todos salesianos.

No dia 19 de Fevereiro de 1994, foi criada a Paróquia de São Pedro pelo Revmo. Sr. Bispo Dom José Belvino do Nascimento, Bispo da Diocese de Divinópolis, em uma bonita cerimônia, onde foi empossado o primeiro Pároco o Padre Geraldo Gabriel de Bessa. Pe. Jair Simão foi auxiliar de Pe. Gabriel por 4 anos. Neste período  Pe. Gabriel construiu o salão paroquial e comprou a casa paroquial, que depois foi ampliada.

Em Março de 2001, no dia 11, às 19 horas, Padre Rafael Caetano Moreira, tomou posse como o 2º Pároco desta Paróquia, em uma belíssima celebração eucarística, presidida por Pe. Paulo Pereira.

Em 2016, Padre Leonardo tomou posse na paróquia como Administrador Diocesano.

Nos dias 17, 18 e 19 de março de 2017, Dom José Carlos realizou uma Visita Pastoral à paróquia. E no sábado, 18,  aconteceu a Bênção e Dedicação da Matriz de São Pedro.

• Horários de Missas

Matriz de São Pedro