Bispo Diocesano

Dom Geovane Luís da Silva

Nasceu em Barbacena (MG), aos 21 de junho de 1971. É o quarto filho do casal, José Sabino da Silva e Antônia Ferreira da Silva. Foi batizado na Paróquia de Sant’Ana, em Carandaí (MG), no dia 15 de agosto do mesmo ano, pelo Mons. José dos Reis Alvim. Na mesma cidade iniciou sua formação cursando o ensino fundamental e médio.

Cursou filosofia e teologia no Seminário de Mariana, onde recebeu o ministério de Leitor (1994), Acólito (1995) e foi ordenado diácono em Mariana, aos 19 de outubro de 1996. Exerceu o diaconato em Ouro Preto, na Paróquia de Santa Ifigênia. No ano seguinte, aos 21 de junho, recebeu a ordenação presbiteral na Igreja Matriz de Sant’Ana, em Carandaí, pela imposição das mãos do Servo de Deus, Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, então Arcebispo de Mariana.

Padre Geovane permaneceu em Ouro Preto como Vigário Paroquial de 1997 a 1998, quando foi transferido para a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Mariana, atuando simultaneamente como formador, diretor espiritual no Seminário Menor Nossa Senhora da Assunção e professor de Liturgia no Seminário Maior São José. Na referida paróquia exerceu a função de Pároco, e em seguida, tornou-se Vigário Paroquial (1998 a 2003).

Foi enviado a Roma em 2003 para aprofundar seus estudos teológicos, permanecendo ali até o ano de 2005. Obteve o título de Mestre em Teologia Dogmática e propôs a tese: “Sacrosanctum Concilium 59: elementos de teologia sacramental”, pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Após seus estudos em Roma atuou novamente no Seminário São José como formador, diretor espiritual, professor, bibliotecário e Diretor Acadêmico do Curso de Teologia (2006 – 2011). Fez pós-graduação lato sensu em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (2010 – 2011). No dia 02 de agosto de 2011 iniciou o seu ministério pastoral na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena onde atuou como Pároco até fevereiro de 2017.

Além da sua ação pastoral nas paróquias supracitadas e atuação acadêmica no Seminário, participou da Fundação Cultural da Arquidiocese de Mariana (1999 a 2016); esteve à frente do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra (1999 a 2003) e da Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra (2008 a 2016), trabalhou nos Processos de Beatificação dos Veneráveis, Dom Antônio Ferreira Viçoso, Isabel Cristina Mrad Campos e do Servo de Deus Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida. Coordenou a catequese na Região Mariana Norte (2002 a 2003) e assessorou a Pastoral Litúrgica (1998 a 2001). Foi assessor da Pastoral Litúrgica na Região Mariana Sul (2011 a 2013), onde também exerceu a função de Vigário Episcopal (2013 a 2016). Aos 21 de novembro de 2015 foi nomeado membro do Colégio dos Consultores.

Em 21 de dezembro de 2016, foi nomeado pelo Papa Francisco Bispo Titular de Montensi in Numidia e Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Em 25 de março de 2017, aconteceu sua ordenação episcopal, na Basílica de São José Operário, na cidade de Barbacena, tendo como ordenante principal Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo Metropolitano de Mariana, e consagrantes Dom Walmor de Oliveira Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, e Dom José Eudes Campos do Nascimento, bispo da Diocese de Leopoldina.

Seu lema para o episcopado é Sit amoris officium (Seja serviço de amor). A frase provém do comentário de Santo Agostinho ao capítulo 21 do Evangelho de São João.

Dom Geovane Luís iniciou o seu ministério de Bispo Auxiliar no dia 05 de abril 2017, no Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu, em Belo Horizonte. É o bispo da Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade (RENSP), que abrange a região centro-sul de Belo Horizonte, Caeté, Nova Lima, Nova União, Raposos, Rio Acima, Sabará e Taquaraçu de Minas.

Na Arquidiocese de Belo Horizonte, acompanhou o Vicariato Episcopal para Ação Pastoral, o Secretariado Arquidiocesano de Liturgia, o Tribunal Eclesiástico, a Vigararia Geral, a Chancelaria e o Conselho Arquidiocesano dos Reitores de Santuário. Integra a Mesa Diretora do Conselho Arquidiocesano Pró-Vida e a Academia dos Juristas Católicos e Humanistas da Arquidiocese (AJUCH/ABH).

No dia 04 de junho de 2019, foi eleito Secretário do Regional Leste II para o quadriênio 2019-2023.

Aos 19 de abril de 2023, foi nomeado pelo Papa Francisco, Bispo da Diocese de Divinópolis.

No dia 31 de maio de 2023, foi eleito para conduzir a Comissão de Bens Culturais do Regional Leste II para o quadriênio 2023-2027

Sua Posse Canônica e Início de Ministério Episcopal na Diocese de Divinópolis será no dia 17 de junho de 2023, sábado, às 10h, na Catedral do Divino Espírito Santo.

BRASÃO EPISCOPAL

O Tronco de Jessé – arbusto silvestre florido – recorda a História Salvífica na qual se dá o diálogo entre Deus e o ser humano (Is 11,1.10;) e a inserção de todos os homens e mulheres na família do Senhor (Ef 2,19).

A Rosa Branca com pétalas douradas ao centro, evoca o mistério da encarnação, início da Páscoa de Cristo (Ap 22,16), no qual Maria, Imaculada e Mãe da Piedade, participa de modo singular.

A Águia com o pergaminho – sinal da vida nova que nasce da escuta e do anúncio da Palavra – refere-se a João Evangelista, o Discípulo Amado.

A Coroa invertida, sinal de desprezo às honras mundanas e despojamento, alude ao jovem jesuíta São Luís Gonzaga e à sua caridade heróica.

O lema provém do comentário de Agostinho (CXXIII.5) a Jo 21,12-19: Sit Amoris Officium, pascere dominicum gregem | Seja serviço de amor, apascentar o rebanho do Senhor. O ministério apostólico nasce do amor de Cristo, Bom Pastor, e simultaneamente é irradiação deste mesmo amor que se revela no serviço alegre e generoso a todos.