Bispos Anteriores

Dom José Costa Campos

Dom José Costa Campos em Três Pontas-MG, no dia 23 de agosto de 1918, filho de Benjamim Ferreira Campos e Maria Costa Campos.

Quando ainda criança seu divertimento era “brincar de padre”, o que fez com que o pároco local o chamasse a ser coroinha.

Terminados os estudos primários no Colégio São Geraldo, de Três Pontas, foi matriculado no Seminário Nossa Senhora das Dores, da Diocese de Campanha, onde fez os estudo do Seminário Menor que o colocaram apto a ser, cinco anos depois, matriculado no Seminário Maior São José, da Arquidiocese de Mariana, onde cursou Filosofia e Teologia.

Depois de receber as Ordens Canônicas e, terminado o curso na idade de 22 anos, teve que esperar sete meses até que recebesse de Roma. p despacho favorável ao seu pedido de redução da idade canônica, para receber a sagrada ordem do Presbiterato, a qual lhe foi conferida pelo seu Bispo Diocesano, Dom Inicêncio Engelke,OFM, no dia 29 de março de 1941, em Campanha.

Assumiu o seu primeiro cargo, o de professor no Seminário Menor e Dirigente da Juventude Masculina Católica. Depois foi nomeado Paroco da paróquia de Pouso Alto, onde permaneceu por três anos, foi transferido para a Paróquia de Itanhandu, onde foi pároco, professor e capelão do Hospital e do Colégio das Irmãs. Ali também construiu e sagrou a nova Igreja Matriz..

Em nove de dezembro de 1960 foi elevado ao episcopado pelo Papa João XXIII e assumiu como 4º bispo de Valença-RJ, onde permaneceu por dezoito anos.

Seu trabalho pastoral e social foi reconhecido e valorizado, o que lhe possibilitou conseguir cinco importantes faculdades (congregadas na Fundação Educacional Com André) em Valença.

Sua atuação na área educacional fez com que se tornasse membro do Conselho Estadual do Rio de Janeiro, por dois mandatos.

Participou de quatro sessões do Concílio Vaticano II e procurou atualizar seu Clero com a realização de vários encontros de formação, além de formar os leigos através de cursos e encontros e seu engajamento na pastoral diocesana.

Durante o episicopado em Valença, Dom José foi, no período de dez anos, Secratário Nacional de Catequese na CNBB e ajudou a criar o ISPAC – Instituto Superior de Pastoral Catequética, além de representar a entidade em vários congressos e encontros a nível nacional e internacional.

Depois de dezoito anos à frente da Diocese de Valença, Dom José Costa Campos foi transferido em 1979 para a Diocese de Divinópolis para assumir como o 2º Bispo, em substiruição a Dom Cristiano Portela de Araújo Pena, que renunciou ao cargo de bispo um ano antes por motivos de saúde.

Em sua chegada, dia 2 de maio de 1979, Dom José desceu a Rua Goiás em carro aberto e foi saudado pelos fiéis nas ruas até a Catedral do Divino Espiríto Santo, onde tomou posse.

Suas atividades na Diocese de Divinópolis foram intensas como: as sete Assembléias Diocesanas, que serviram para nortear a caminhada da Diocese, através dos Planos de Pastoral, o incentivo à formação de novos setores de pastoral, a realização de mais de cinquenta visitas pastorais e inúmeras visitas particulares aos párocos e suas paróquias, a criação da Escola Diocesana de Evangelização e Catequese, a criação de duas novas paróquias, a ordenação de treze novos padres, a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, a publicação de vários livretos, para formação de leigos, bem como a publicação de boletins informativos e jornais, as construções dos prédios para o Seminário Menor em Divinópolis e Seminário Maior em Belo Horizonte, bem como a ampliação, a construção das lojas nas Ruas Pernambuco em Divinópolis(para obtenção de recursos para a formação de futuros padres), a reforma no prédio das Obras Sociais e tantos outros trabalhos que realizou na Diocese.

Ficou dez anos como Bispo de Diocese de Divinópolis, até que sentiu a necessidade de deixar o trabalho iniciado por Dom Cristiano e continuado por ele, para outro bispo.

Dom José Costa Campos faleceu no dia 10 de julho de 1997 e sem dúvida nenhuma deixou muitas saudades e um forte legado para a Diocese de Divinópolis.

• Nascido em Três Pontas – MG: 23/08/1918
• Ordenado Sacerdote em Campanha – MG: 23/03/1941