Brasão

Acima se vê a mitra, sinal de que a Diocese tem como princípio a unidade visível o Bispo, Sucessor dos Apóstolos.

Cruzam-se o báculo pastoral e a cruz, significando a missão de conduzir todo o rebalho ao Cristo Salvador. No centro, o escudo está representado por um campo chapado em vermelho, com sete chamas, lembrando-nos o Espírito Santo, titular da Diocese, fonte de inspiração da vida da Igreja.

Na parte inferior, o azul lembra-nos ás águas batismais, que nos irmanam na fé. As três ondas fazem alusão aos três principais rios que cortam a Diocese: Itapecerica, Pará e São João.

A Base verde recorda as origens da Diocese e o seu intenso trabalho evangelizador com o homem do campo.

Num segundo plano aparece a engrenagem, símbolo do trabalho, da cidade; desafio que a Diocese tem como missão: a pastoral urbana.

Na parte superior a inscrição  faz referência à figura de Maria, Mãe Imaculada, estrela da evangelização, padroeira de nossa Diocese.