
Saiba quais Dioceses no país encontram-se vacantes, à espera de um novo pastor
A Igreja no Brasil possui 278 circunscrições eclesiásticas, ou seja, territórios ou “Igrejas Particulares” confiada aos cuidados de um bispo. A circunscrição eclesiástica pode ser uma prelazia, uma diocese, arquidiocese, eparquia ou exarcado para fiéis de ritos específicos, e também circunscrições que não tem uma limitação territorial, como a administração apostólica pessoal.
De acordo com as informações sistematizadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), as circunscrições eclesiásticas estão divididas assim: 217 são dioceses, 45 arquidioceses, 8 prelazias, 3 eparquias, 1 exarcado, 1 rito próprio, 1 ordinariado militar, 1 administração apostólica pessoal e 1 arquieparquia. Cada uma delas conta com um bispo eleito pelo Papa para administrar o governo pastoral.
Esse levantamento mostra também que, até o dia 17 de janeiro de 2023, onze dioceses brasileiras estão vacantes, ou seja, sem o bispo titular à frente do governo. Renúncia, transferência, falecimento ou perda de ofício são alguns dos motivos que podem tornar uma sede vacante, expressão oriunda do latim que significa trono vazio e que é usada pela Igreja para dizer que uma Sede Episcopal está sem o seu ocupante no governo pastoral.
Neste período, a Igreja Particular fica aos cuidados de um administrador diocesano, eleito pelo Colégio de Consultores, que pode desempenhar algumas funções limitadas pelo Código de Direito Canônico; ou por um administrador apostólico, um bispo nomeado pelo papa.
Confira no quadro abaixo as 11 dioceses vacantes:
- Diocese de Amargosa (BA): vacante desde 18 de agosto de 2021;
- Diocese de Cruz Alta (RS): vacante desde 22 de setembro de 2021;
- Diocese de Quixadá (CE): vacante desde 15 de dezembro de 2021;
- Diocese de Salgueiro (PE): vacante desde 12 de janeiro de 2022;
- Diocese de Tubarão (SC): vacante desde 19 de janeiro de 2022;
- Diocese de Cametá (PA): vacante desde 09 de março de 2022;
- Diocese de Roraima(RR): vacante desde 23 de fevereiro de 2022;
- Diocese de Almenara (MG): vacante desde 03 de agosto de 2022;
- Diocese de Januária (MG): vacante desde 14 de dezembro de 2022.;
- Diocese de Divinópolis (MG): vacante desde 14 de dezembro de 2022;
- Diocese de Paranaíba (PI): vacante desde 4 de janeiro de 2023.