3 de maio de 2022

Pastoral do Surdo volta com as atividades na Paróquia Sant’Ana, em Itaúna
No último domingo, primeiro de maio, a Pastoral Diocesana do Surdo de Divinópolis esteve presente na missa de Primeira Eucaristia na comunidade São Vicente e Santa Teresinha da Paróquia de Sant’Ana em Itaúna. Marcaram presença, surdos da cidade de Pará de Minas e intérpretes de Divinópolis. Na busca pela inclusão, a Pastoral, promove a interpretação das missas em Língua Brasileira de Sinais nas paróquias de nossa diocese. Antes da pandemia a Paróquia Sant’Ana acolhia a interpretação para os Surdos nas missas. Contudo, depois de muito tempo, voltando com nossas atividades de interpretação na cidade de Itaúna.
A Celebração foi presidida pelo pároco, Pe. Everaldo Quirino Ferreira que acolheu com muito carinho os Surdos. O seminarista Ronivon Plotasio Amorim, assessor diocesano da Pastoral do Surdo, assessor diocesano da pastoral do surdo, participou da celebração da missa e fez parte da interpretação em libras, já que esta atividade se insere em seu estágio pastoral da paróquia. Assim, os Surdos puderam vivenciar, de forma singular, a missa de Primeira Eucaristia. Por meio do Evangelho deste domingo compreendemos que não temos por nós mesmos amor algum, pois o todo amor que temos é o amor que Jesus mesmo nos dá para então, como Pedro, devolvermos a Jesus a nossa resposta verdadeira, “Senhor, tu sabes que eu te amo”.
A Pastoral do Surdo de Divinópolis, louva e agradece a Deus por este momento sublime em celebrarmos com acessibilidade em Libras. Agradecemos de forma especial ao nosso bispo diocesano, Dom José Carlos de Souza Campos, por incentivar e apoiar em toda a Diocese, a inclusão dos surdos nas comunidades Católicas. Nossa gratidão também ao Padre Everaldo Quirino Ferreira que nos acolheu na Paróquia Sant’Ana para a celebração.
Por Seminarista Ronivon Plotasio Amorim