Notícias

3 de maio de 2022
Foto do artigo Pastoral do Surdo volta com as atividades na Paróquia Sant’Ana, em Itaúna

Pastoral do Surdo volta com as atividades na Paróquia Sant’Ana, em Itaúna

No último domingo, primeiro de maio, a Pastoral Diocesana do Surdo de Divinópolis esteve presente na missa de Primeira Eucaristia na comunidade São Vicente e Santa Teresinha da Paróquia de Sant’Ana em Itaúna. Marcaram presença, surdos da cidade de Pará de Minas e intérpretes de Divinópolis.  Na busca pela inclusão, a Pastoral, promove a interpretação das missas em Língua Brasileira de Sinais nas paróquias de nossa diocese. Antes da pandemia a Paróquia Sant’Ana acolhia a interpretação para os Surdos nas missas. Contudo, depois de muito tempo, voltando com nossas atividades de interpretação na cidade de Itaúna.
A Celebração foi presidida pelo pároco, Pe. Everaldo Quirino Ferreira que acolheu com muito carinho os Surdos. O seminarista Ronivon Plotasio Amorim, assessor diocesano da Pastoral do Surdo, assessor diocesano da pastoral do surdo, participou da celebração da missa e fez parte da interpretação em libras, já que esta atividade se insere em seu estágio pastoral da paróquia. Assim, os Surdos puderam vivenciar, de forma singular, a missa de Primeira Eucaristia. Por meio do Evangelho deste domingo compreendemos que não temos por nós mesmos amor algum, pois o todo amor que temos é o amor que Jesus mesmo nos dá para então, como Pedro, devolvermos a Jesus a nossa resposta verdadeira, “Senhor, tu sabes que eu te amo”.
A Pastoral do Surdo de Divinópolis, louva e agradece a Deus por este momento sublime em celebrarmos com acessibilidade em Libras. Agradecemos de forma especial ao nosso bispo diocesano, Dom José Carlos de Souza Campos, por incentivar e apoiar em toda a Diocese, a inclusão dos surdos nas comunidades Católicas. Nossa gratidão também ao Padre Everaldo Quirino Ferreira que nos acolheu na Paróquia Sant’Ana para a celebração.
Por Seminarista Ronivon Plotasio Amorim

Parceiros