12 de março de 2024
Foto do artigo Pastoral Carcerária foi tema de encontro formativo na Cúria Diocesana

Pastoral Carcerária foi tema de encontro formativo na Cúria Diocesana

A Pastoral Carcerária da Diocese de Divinópolis realizou, no domingo, dia 10 de março de 2024, o seu 1º Encontro Diocesano. O evento aconteceu na Cúria Diocesana em Divinópolis, com a bênção inicial dada pelo Vigário Geral, Pe. Paulo Sérgio. O encontro teve como objetivo promover a oração, o processo de reestruturação da Pastoral e a partilha de experiências entre os novos/antigos agentes da pastoral, que atuam na evangelização e na defesa dos direitos humanos das pessoas privadas de liberdade.

O encontro contou com a presença de um representante da Coordenação Nacional, Estadual e Regional da Pastoral Carcerária, na pessoa de Pe. Wellington da Arquidiocese de Juiz de Fora e Dr. Alexander, que é agente da Pastoral Carcerária e ministrou uma formação.

Além disso, participaram do encontro representantes e integrantes das Pastorais das cidades de São Joaquim de Bicas, Igarapé, Juatuba, Nova Serrana, Itaúna, Divinópolis e Pará de Minas. Estiveram presentes assessorando o encontro o Coordenador Diocesano de Pastoral Pe. Lúcio Camargos e também Pe. Daniel Leão.

O encontro foi organizado pelo Coordenador Diocesano da Pastoral Carcerária, Pe Anderson da Fonseca e pelos Candidatos ao Diaconato Permanente de nossa Diocese que atuam na Diaconia Carcerária.

Contamos com a presença e colaboração da Missão Maria de Nazaré, da Comunidade Sacramento de Amor, Comunidade Aliança de Misericórdia, todas parceiras da Diocese nessa missão e um representante da Apac Divinópolis.

O encontro foi um momento de fortalecimento da caminhada da Pastoral Carcerária, que busca ser uma presença solidária e fraterna junto aos irmãos que sofrem nas prisões. A pastoral também busca sensibilizar a sociedade para a realidade carcerária e contribuir para a construção de uma cultura de paz e justiça.