Notícias

24 de julho de 2013

Paróquia Nossa Senhora da Saúde se prepara para festa da padroeira, no dia 06 de agosto

Morar na Vila Nossa Senhora da Saúde já foi o sonho de consumo de muita gente. Vila Nossa Senhora da Saúde foi o antigo nome da Cidade de Perdigão.  A Paróquia foi criada em 1875, mas a história do povoado remonta aos bandeirantes. A região pertencia a Pitangui, juntamente com Nova Serrana, que, naquele tempo, se chamava “Cercado”. Os bandeirantes  desbravaram a terra e chegaram à Vila da Saúde onde consideraram propriedades curativas na água. Dedicaram a região a Nossa Senhora da Saúde.

A devoção a Nossa Senhora da Saúde teve início em Portugal, onde ocorreu uma peste, em meados do século XVI. Diante da enfermidade, os médicos não puderam fazer muita coisa.  O povo, então, recorreu à Mãe de Deus organizando procissões de penitência, em honra de Nossa Senhora. Em 1570, após a redução das mortes, foi escolhido o dia 20 de abril para agradecer a Nossa Senhora pelos benefícios. Em festiva procissão, levada em rico andor, a imagem da Virgem recebeu o título de Nossa Senhora da Saúde. De Portugal, esta invocação veio para o Brasil.

A novena da padroeira de Perdigão terá início no dia 06 de agosto e vai até o dia 15, que é o dia principal da festa.  No dia 06, a Matriz será aberta à população, que poderá apreciar a Igreja totalmente revitalizada. Foi realizada uma reforma geral (teto, pintura, bancos, iluminação) e colocados novos vitrais e duas telas em homenagem aos dois sacerdotes, que deram a vida pela Cidade: Monsenhor Alfredo Dohr e Pe. Tiago. As telas foram pintadas pelo Artista Paulo Camargos, de Divinópolis. As duas cenas pintadas foram: Anunciação do Senhor e Assunção de Maria. As molduras das telas virão de Bom Despacho.  Os vitrais foram colocados por uma empresa de São Paulo. Oitenta mil reais foi o custo aproximado da reforma. Durante a novena, haverá missa todos os dias, às 19h. Após a missa, os festeiros organizarão as barraquinhas.

Perdigão conta, hoje, com cerca de 10 mil habitantes. A Paróquia Nossa Senhora da Saúde é formada por  15 comunidades: 10 rurais e 05 urbanas, sendo que, uma comunidade urbana e uma rural ainda não tem capelas.

Foto da Matriz, em destaque e foto de Pe. Hedvan Richardson Souza Lucas

Parceiros