2 de março de 2024
Foto do artigo Paroquia Imaculada Conceição em Pará de Minas estrutura equipe de Pastoral Familiar

No último sábado, dia 24, a Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição na cidade de Pará de Minas, foi palco de um significativo encontro voltado para a estruturação da Pastoral Familiar, a Comissão Diocesana esteve presente atendendo ao pedido do Pe. Leonardo Moisés, que compreende a importância de fortalecer os laços familiares na comunidade.

O evento proporcionou uma imersão detalhada nos diversos níveis de organização da Pastoral Familiar, abrangendo desde o âmbito Nacional até o mais local, na estrutura paroquial. A iniciativa visa promover uma atuação efetiva e integrada em todas as esferas da família, unindo esforços para fortalecer os vínculos familiares e contribuir para o bem-estar da comunidade.

Durante o encontro, foram apresentados os diferentes setores que compõem a Pastoral Familiar, oferecendo uma visão abrangente das responsabilidades e desafios enfrentados em cada um deles. Os setores foram divididos de maneira a contemplar diversas fases e circunstâncias familiares, incluindo os momentos pré-matrimoniais, as fases pós-matrimônio e, igualmente importante, o cuidado especial para situações que demandam atenção diferenciada, chamados de terceiro setor, casos especiais.

A estruturação em níveis hierárquicos, indo do Nacional ao Pastoral, revela a abrangência da Pastoral Familiar, destacando a importância de uma atuação coordenada em todas as instâncias da Igreja. Essa abordagem integrada visa maximizar os esforços e recursos disponíveis, promovendo a coesão e o apoio mútuo entre as diferentes comunidades da paróquia.

A participação ativa dos membros da paróquia demonstrou o comprometimento com a missão da Pastoral Familiar e evidenciou o desejo de contribuir para a construção de lares sólidos e fundamentados nos valores cristãos. O encontro não apenas proporcionou conhecimento sobre a estrutura organizacional, mas também fortaleceu os laços fraternos entre os participantes, consolidando a comunidade como um verdadeiro apoio para as famílias em todas as etapas de suas jornadas.

Diante do sucesso do encontro formativo, fica evidente a importância de atividades como esta para fortalecer e consolidar as bases da Pastoral Familiar, visando o bem-estar das famílias e a construção de uma sociedade fundamentada nos princípios cristãos e acolhedora. Que a paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição continue sendo um farol de apoio e orientação para as famílias, guiando-as no caminho da fé e do amor mútuo.

Texto: Seminarista Felipe A. Couto

Fotos: Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição