Padre Ulysses se despede do Setor Juventude
Padre Ulysses César escreveu uma carta de agradecimento a todos que o ajudaram nesses quatro anos e três meses a frente do Setor Juventude.
"Prezados amigos,
Expressei em diversos momentos, que minha vocação nasceu a partir de uma vivencia pastoral nos grupos de jovens ligados a pastoral da juventude em minha paróquia. E desde então sinto um enorme apreço em trabalhar em favor da evangelização de nossos jovens, por perceber que necessitam atenção especial.
Desde o ano de 2009, assumi perante a Diocese de Divinópolis o desafio de organizar os vários movimentos e pastorais ligados ao trabalho com a juventude em um setor específico em nossa Igreja Particular. Debrucei-me ao estudo de diversos documentos de nossa Igreja que traziam orientações de como fundar, organizar e dinamizar um setor diocesano.
Assim, iniciamos este trabalho com bastante cautela, mas confiante na Providência de Deus, pois, na medida em que os diversos movimentos juvenis estivessem integrados numa pastoral em conjunto, podia-se responder com mais capacidade a este clamor presente em nossa Igreja de vida plena em todas as dimensões. Do mesmo modo “a criação do setor favorece o diálogo entre os segmentos, através de reflexões comuns e algumas atividades assumidas coletivamente, em especial os eventos com caráter de massa”. (Cf. CNBB, Doc. 85, n.196).
Durante estes quatro anos e três meses a frente do referido setor, pude ser, com a ajuda de Dom José Belvino, Dom Tarcísio Nascentes, Pe. José Carlos e todo o clero, um ponto de apoio para a criação, planejamento e realização dos vários eventos diocesanos. Dentre eles ressaltamos as quatro edições do DNJ (Dia Nacional da Juventude), duas edições do JDJ (Jornada Diocesana da Juventude), terminando com a nosso final de Semana Missionário em preparação para a Jornada Mundial da Juventude. Quis o nosso bom Deus que fosse um pequeno servo no meio de vós e que preparasse o caminho em rumo a este grande evento que reunirá inúmeros jovens do mundo inteiro com o Sumo Pontífice Papa Francisco.
Dirijo-me ao final desta carta a todos àqueles que direta ou indiretamente contribuíram para o bom êxito de todos os trabalhos realizados em favor de nossa juventude. Um agradecimento especial a todos os membros integrantes do nosso Setor Diocesano da Juventude, que não mediram esforços, sempre arregaçando as mangas, doando seu tempo e sua dedicação à obra de Deus na sua Igreja.
Despeço-me agradecendo a Deus o dom da vida, e os frutos colhidos neste tempo à frente deste setor; rogando a Virgem Santíssima, sob o título de Nossa Senhora de Itaúna, que continue derramando graças sobre cada um de vocês, jovens, e, sobretudo, por Pe. Gedler Henriques Breves Pereira que assume como o novo assessor.
Cordialmente,
Padre Ulysses César Nogueira Alvim
Pároco da Paróquia do Coração de Jesus – Itaúna"