Foto do artigo O Amor que Une: Sobre o Retiro Diocesano da Pastoral Familiar

O Amor que Une: Sobre o Retiro Diocesano da Pastoral Familiar

O último domingo, 21, foi marcado por um evento especial o Retiro Diocesano da Pastoral Familiar, realizado sob o tema “Ama-vos até o fim – “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8)”. O encontro, organizado pela Pastoral Familiar Diocesana, reuniu famílias de diversas paróquias em um dia de profunda reflexão, espiritualidade e confraternização.

A condução dos momentos de oração e espiritualidade ficou a cargo de figuras importantes da Igreja: Dom Geovane, Bispo Diocesano; Pe. Frei José Aguinaldo; Pe. Gedler; Pe. Luís Fernando; e o Seminarista Felipe A. Couto. Esses líderes religiosos guiaram os participantes em momentos de introspecção e fortalecimento da fé, contribuindo para a criação de um ambiente propício ao encontro com o divino.

Além da dimensão espiritual, o retiro também contou com palestras, dinâmicas e animação conduzidas por casais engajados na Pastoral Familiar. Alyne e Wagner, Mariana e Raynel, Renata e Sérgio compartilharam suas experiências e reflexões sobre o tema central do evento, promovendo um diálogo aberto e enriquecedor entre os participantes.

De acordo com o casal Paulo e Lukenia, um dos idealizadores do retiro, o objetivo principal foi “convidar todos a refletir a vivência do amor em família, os desafios das famílias contemporâneas, o serviço que a família presta à igreja e ao povo de Deus”. Essas reflexões profundas tocaram os corações dos presentes, revigorando o sentimento de amor e serviço a Deus, à Igreja e à família.

O Retiro Diocesano da Pastoral Familiar foi, portanto, um momento de grande importância para a comunidade católica. Ao reunir famílias em torno de reflexões sobre o amor, a fé e os desafios da vida contemporânea, o evento contribuiu para o fortalecimento dos laços familiares e para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Texto: Seminarista Felipe Antônio de Couto

Fotos:  Gilson Cunha (Agente Diocesano da pastoral Familiar e Pascom)