Notícias

24 de fevereiro de 2025
Foto do artigo Movimentos se reúnem na Cúria para alinhamento das demandas para 2025

Movimentos se reúnem na Cúria para alinhamento das demandas para 2025

Foi realizado no fim de semana, na sede da Cúria Diocesana em Divinópolis, o primeiro encontro de 2025 dos Movimentos Católicos com foco na oração que no âmbito diocesano são assessorados pelo Padre Cristiano Alisson. Eles fazem parte do Setor de Associações Movimentos e Irmandades (SAMI). Estiveram presentes representantes dos: Focolares, Terço dos Homens, Legião de Maria, Oficina de Oração e Vida, Apostolado da Oração, Cursilhos, Mães que Oram Pelos Filhos e Sociedade São Vicente de Paulo. A ideia é que eles se organizem e estejam alinhados às demandas paroquiais.

Sobre os Movimentos 

Os Movimentos Católicos, são grupos específico com organização muitas vezes independente, não diretamente ligados a uma paróquia ou Diocese, constituídos de leigos e leigas e às vezes com assessoria de alguns Sacerdotes e com coordenação nacional e internacional. O que caracteriza um movimento católico é que a sua origem e estrutura parte geralmente de um fundador ou fundadora que dá as coordenadas para que esse movimento exista; regido muitas vezes de estatutos e normas e de um direcionamento na espiritualidade. Anterior ao Concílio Vaticano II, esses movimentos eram denominados irmandades e confrarias, mesmo existindo algumas delas ainda hoje.

Os movimentos nascem e se formam num contexto externo à igreja local, mas atuam dentro da Paróquia. É uma ação dos leigos que pode envolver várias pastorais/serviços ao mesmo tempo. Estão mais ligados à vida pessoal  dos participantes e, em geral, têm um caráter de espiritualidade e seguem um carisma próprio, envolvendo mais ou menos as mesmas pessoas que vivenciaram um encontro, um retiro ou uma catequese. Normalmente o grupo que tem uma liderança, tem um objetivo claro de oração, espiritualidade, comunhão e missão ou apostolado com autorização eclesiástica, pode chegar a ser um movimento.

Fotos: Padre Marcelo Caixeta, Vigário Episcopal para a Ação Pastoral.

Fotos

Parceiros