
Movimentos se reúnem na Cúria para alinhamento das demandas para 2025
Foi realizado no fim de semana, na sede da Cúria Diocesana em Divinópolis, o primeiro encontro de 2025 dos Movimentos Católicos com foco na oração que no âmbito diocesano são assessorados pelo Padre Cristiano Alisson. Eles fazem parte do Setor de Associações Movimentos e Irmandades (SAMI). Estiveram presentes representantes dos: Focolares, Terço dos Homens, Legião de Maria, Oficina de Oração e Vida, Apostolado da Oração, Cursilhos, Mães que Oram Pelos Filhos e Sociedade São Vicente de Paulo. A ideia é que eles se organizem e estejam alinhados às demandas paroquiais.
Sobre os Movimentos
Os Movimentos Católicos, são grupos específico com organização muitas vezes independente, não diretamente ligados a uma paróquia ou Diocese, constituídos de leigos e leigas e às vezes com assessoria de alguns Sacerdotes e com coordenação nacional e internacional. O que caracteriza um movimento católico é que a sua origem e estrutura parte geralmente de um fundador ou fundadora que dá as coordenadas para que esse movimento exista; regido muitas vezes de estatutos e normas e de um direcionamento na espiritualidade. Anterior ao Concílio Vaticano II, esses movimentos eram denominados irmandades e confrarias, mesmo existindo algumas delas ainda hoje.
Os movimentos nascem e se formam num contexto externo à igreja local, mas atuam dentro da Paróquia. É uma ação dos leigos que pode envolver várias pastorais/serviços ao mesmo tempo. Estão mais ligados à vida pessoal dos participantes e, em geral, têm um caráter de espiritualidade e seguem um carisma próprio, envolvendo mais ou menos as mesmas pessoas que vivenciaram um encontro, um retiro ou uma catequese. Normalmente o grupo que tem uma liderança, tem um objetivo claro de oração, espiritualidade, comunhão e missão ou apostolado com autorização eclesiástica, pode chegar a ser um movimento.
Fotos: Padre Marcelo Caixeta, Vigário Episcopal para a Ação Pastoral.