Notícias

14 de fevereiro de 2025
Foto do artigo Missionários relatam sua experiência na Prelazia de Tefé, Igreja irmã de nossa Diocese, no Amazonas

Missionários relatam sua experiência na Prelazia de Tefé, Igreja irmã de nossa Diocese, no Amazonas

Jesus nos mandou anunciar seu Evangelho a todas as pessoas. Seu apelo exige, de todo discípulo, o desafio da saída de si mesmo, sempre atento às necessidades de cada irmã e irmão, seja o mais próximo ou o mais distante. Por isso, desde 1972, existe na Igreja do Brasil o projeto Igrejas Irmãs. Por meio dele, as dioceses e prelazias das regiões norte e nordeste recebem o apoio missionário e o incentivo de dioceses das outras regiões. Assim, cada diocese que faz parte do projeto assume outra Diocese ou Prelazia como irmã.

Nossa Igreja Irmã é a Prelazia de Tefé-AM. Uma prelazia tem características semelhantes às de uma diocese, mas não tem estrutura suficiente. Toda a Prelazia de Tefé possui cerca de 237 782 habitantes, num território de 264 677 km², o que corresponde a quase metade do território de Minas Gerais. Esses dados chamam a atenção e, aliados à escassez de sacerdotes, ilustram os desafios da evangelização no território amazônico. Ao mesmo tempo, as comunidades são bem articuladas e animadas por lideranças leigas que celebram a fé, organizam a pastoral e evangelizam pelo testemunho e a pregação da Palavra.

Todos os batizados são chamados a ser discípulos missionários de Jesus, anunciando seu Reino por meio do testemunho, da pregação e da oração. Interpelados pelo espírito missionário, essencial para a Igreja, nosso Seminário Diocesano oferece a cada ano aos seminaristas a oportunidade de fazer uma experiência missionária na Prelazia de Tefé – AM, nossa Igreja Irmã. Para este ano, o projeto missionário foi ampliado, contando com o envio de um casal de leigos, dois seminaristas e um padre.  Durante o mês de janeiro, o grupo de missionários esteve por 15 dias visitando a Prelazia. Na ocasião puderam se encontrar com Dom José Altevir, bispo de Tefé, bem como conhecer leigas e leigos, religiosas, religiosos e padres que atuam na vida das comunidades do lugar.

O casal de missionários, Aurélia e Edmilson, junto do Pe. Rafael Costa, foi enviado para a área missionária de Tamaniquá, que fica a cerca de 15 horas de Tefé, subindo o Rio Amazonas de barco. Além da celebração da Eucaristia, do batismo de 36 pessoas nas comunidades ribeirinhas e do Festejo em honra a São Sebastião, padroeiro da comunidade, puderam promover encontros com casais, crianças, juventudes, catequistas, ministros da Palavra e da Comunhão, acólitos e coroinhas.

Os seminaristas Adir e Pedro foram designados para o trabalho missionário junto à Paróquia São Joaquim na cidade de Alvarães, localidade relativamente próxima à sede da Prelazia, atravessando o grande lago de Tefé. Naquela cidade, puderam ficar junto do novo pároco, Pe. Sidiomar, e o acompanhar em celebrações e visitas a comunidades ribeirinhas, dentre as quais, a Comunidade Jakiri, tribo indígena do povo Mambeba. Os seminaristas também se reuniram com a juventude paroquial, realizando um trabalho de animação pastoral, preparando-a para a assembleia das CEB’S, que vai ocorrer em julho, reunindo toda a Prelazia em Alvarães.

Essa experiência missionária foi uma ocasião especial para alimentar o espírito missionário dos leigos, dos seminaristas e do clero de nossa diocese. Além de lembrar nosso compromisso de oração e cuidado para com nossa Igreja Irmã. A missão possibilita amadurecer a fé, ampliar horizontes eclesiais e promover uma troca de experiências de ajuda mútua entre as dioceses.

Parceiros