
Missionários relatam sua experiência na Prelazia de Tefé, Igreja irmã de nossa Diocese, no Amazonas
Jesus nos mandou anunciar seu Evangelho a todas as pessoas. Seu apelo exige, de todo discípulo, o desafio da saída de si mesmo, sempre atento às necessidades de cada irmã e irmão, seja o mais próximo ou o mais distante. Por isso, desde 1972, existe na Igreja do Brasil o projeto Igrejas Irmãs. Por meio dele, as dioceses e prelazias das regiões norte e nordeste recebem o apoio missionário e o incentivo de dioceses das outras regiões. Assim, cada diocese que faz parte do projeto assume outra Diocese ou Prelazia como irmã.
Nossa Igreja Irmã é a Prelazia de Tefé-AM. Uma prelazia tem características semelhantes às de uma diocese, mas não tem estrutura suficiente. Toda a Prelazia de Tefé possui cerca de 237 782 habitantes, num território de 264 677 km², o que corresponde a quase metade do território de Minas Gerais. Esses dados chamam a atenção e, aliados à escassez de sacerdotes, ilustram os desafios da evangelização no território amazônico. Ao mesmo tempo, as comunidades são bem articuladas e animadas por lideranças leigas que celebram a fé, organizam a pastoral e evangelizam pelo testemunho e a pregação da Palavra.
Todos os batizados são chamados a ser discípulos missionários de Jesus, anunciando seu Reino por meio do testemunho, da pregação e da oração. Interpelados pelo espírito missionário, essencial para a Igreja, nosso Seminário Diocesano oferece a cada ano aos seminaristas a oportunidade de fazer uma experiência missionária na Prelazia de Tefé – AM, nossa Igreja Irmã. Para este ano, o projeto missionário foi ampliado, contando com o envio de um casal de leigos, dois seminaristas e um padre. Durante o mês de janeiro, o grupo de missionários esteve por 15 dias visitando a Prelazia. Na ocasião puderam se encontrar com Dom José Altevir, bispo de Tefé, bem como conhecer leigas e leigos, religiosas, religiosos e padres que atuam na vida das comunidades do lugar.
O casal de missionários, Aurélia e Edmilson, junto do Pe. Rafael Costa, foi enviado para a área missionária de Tamaniquá, que fica a cerca de 15 horas de Tefé, subindo o Rio Amazonas de barco. Além da celebração da Eucaristia, do batismo de 36 pessoas nas comunidades ribeirinhas e do Festejo em honra a São Sebastião, padroeiro da comunidade, puderam promover encontros com casais, crianças, juventudes, catequistas, ministros da Palavra e da Comunhão, acólitos e coroinhas.
Os seminaristas Adir e Pedro foram designados para o trabalho missionário junto à Paróquia São Joaquim na cidade de Alvarães, localidade relativamente próxima à sede da Prelazia, atravessando o grande lago de Tefé. Naquela cidade, puderam ficar junto do novo pároco, Pe. Sidiomar, e o acompanhar em celebrações e visitas a comunidades ribeirinhas, dentre as quais, a Comunidade Jakiri, tribo indígena do povo Mambeba. Os seminaristas também se reuniram com a juventude paroquial, realizando um trabalho de animação pastoral, preparando-a para a assembleia das CEB’S, que vai ocorrer em julho, reunindo toda a Prelazia em Alvarães.
Essa experiência missionária foi uma ocasião especial para alimentar o espírito missionário dos leigos, dos seminaristas e do clero de nossa diocese. Além de lembrar nosso compromisso de oração e cuidado para com nossa Igreja Irmã. A missão possibilita amadurecer a fé, ampliar horizontes eclesiais e promover uma troca de experiências de ajuda mútua entre as dioceses.