Missa de corpo presente: Uma grande multidão se despede de Monsenhor Evaristo
A Diocese de Divinópolis ficou mais pobre no último dia 06/04. Morreu Monsenhor Evaristo, o nosso querido Pe. Evaristo, que durante muito tempo serviu, da melhor maneira, o povo de Deus. Pe. Evaristo era um homem simples e dedicado ao ministério. Ultimamente, ele andava muito doente com problemas respiratórios. Por causa disso, interou-se no Hospital São João de Deus onde faleceu, aos 79 anos. A missa de corpo presente aconteceu às 15 horas no Santuário Sr. Bom Jesus – Bairro Niterói e atraiu um grande número de fiéis de toda a diocese. O sacerdote morreu na manhã de hoje, foi velado na Paróquia Senhor Bom Jesus, no bairro Niterói, e sepultado no cemitério do centro. Dom Gil, Arcebispo de Juiz de Fora, deixa-nos uma mensagem de condolências:
Caros amigos e irmãos,
Chegou o dia da partida de nosso tão caro Mons. Evaristo José Vicente.
Ele esperava para receber a Santa Eucaristia nesta manhã minutos antes.
Porém, para hoje, o Senhor Ressuscitado havia preparado para ele outro encontro muito mais perfeito.
Em vez de Mons. Evarista recebê-lo, Ele , o Senhor Jesus, queria acolhê-lo para sempre em seu regaço. E assim foi.
Segundo Domingo da Páscoa, Domingo da Misericórdia!
Quem pode duvidar que Mons. Evaristo não tenha sido exemplo modelar da Misericórdia Divina?
Quem pode duvidar que Mons. Evaristo, diferente de São Tomé, não tenha acreditado sem ter visto e não tenha sido um grande fiel propagador da resurreição do Senhor?
Quem pode duvidar da bondade de um homem que não se esquecia de nenhum aniversário e estava presente em todos os momentos importantes da vida de seus irmãos sacerdotes e de centenas de leigos?
Este é o legado que ele nos deixa. Modelo de irmãos, modelo de desapego das coisas materiais e de desapego de qualquer vaidade! Ele foi simplesmente sacerdote do Altíssimo e SACERDOTE COM LETRAS MAIÚSCULAS.
Monsenhor Evaristo, rogue a Deus por nós, ao lado de Maria Santíssima a quem tanto o Senhor amou na terra, para que sejamos padres como o Senhor foi Padre, cristãos como senhor foi cristão, amorosos à Eucaristia como o Senhor o foi.
Não se esqueça de pedir a Nosso Senhor que nos mande em breve um bom Bispo para Divinópolis.
A todos me uno na dor da separação, na oração e na gratidão, movido pelas alegrias santas da Páscoa.
Dom Gil Antônio Moreira
Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora
Foto: Júlio Ferreira