Notícias

16 de agosto de 2022
Foto do artigo Membros da Pastoral Carcerária participaram de retiro no Santuário da Serra do Caraça

Membros da Pastoral Carcerária participaram de retiro no Santuário da Serra do Caraça

…estive na prisão, e foste me ver…

E para encontrar esse Cristo em cada um de nossos irmãos presos, que entre os dias 12 e 14 de agosto, os membros da pastoral carcerária de São Joaquim de Bicas e Igarapé fizeram
um retiro no santuário da Serra do Caraça. Nesse encontro, os membros puderam refletir sua prática, rezar juntos e encontrar caminhos de fé e solidariedade para atuar junto a nossos irmãos encarcerados. Grande parte do encontro foi conduzida pelo Frater Henrique, ele que impulsiona, incentiva e é exemplo de dedicação e amor a essa causa. A organização do encontro ficaram por conta de Gisele, secretária da Pastoral, e Padre Ezequiel, membro da pastoral.

Contamos também com algumas participações especiais, como a do coordenador da pastoral carcerária de Pará de Minas, senhor Heleno; Alexandre, assistente social que trabalha no complexo penitenciário; seminarista Anderson, que coordena as atividades diocesanas da pastoral; e Ana Ferreira, ex-diretora de ressocialização do presídio, que na época trabalhava no complexo e convidou o Frater Henrique a iniciar esse tão belo trabalho. Além desses, praticamente todos os membros participaram de forma efetiva, contribuíram e enriqueceram esse encontro com testemunhos, propostas e vivências. Enfim, agora renovados, vamos partir mais uma vez ao encontro daqueles que são o rosto de Cristo em cada olhar, em cada gesto, em cada encarcerado. “Bandido bom” é bandido que encontra vida e amor naqueles que levam o Cristo e encontram o Cristo juntos.

Texto de Warlei Rener dos Santos, candidato ao diaconato permanente e membro da pastoral carcerária

Parceiros