Notícias

3 de dezembro de 2022
Foto do artigo Luis Fernando Alves Cruz foi ordenado presbítero, na Matriz do Coração de Jesus, em Itaúna

Luis Fernando Alves Cruz foi ordenado presbítero, na Matriz do Coração de Jesus, em Itaúna

Na manhã deste dia 03 de dezembro a Matriz do Coração de Jesus, no bairro Santanense, em Itaúna, ficou lotada para a ordenação presbiteral de Luis Fernando Alves Cruz, filho daquela paróquia. Presidida por Dom José Carlos e concelebrada por 54 padres e diáconos, a celebração contou com a presença da família e amigos do neo-sacerdote, o Padre Luis Fernando.

 Esta foi a terceira ordenação presbiteral celebrada de um padre para a Diocese de Divinópolis neste ano de 2022. A próxima ordenação acontecerá no dia 8 de dezembro, na cidade de São José da Varginha, onde o Diácono Adelmo Nascimento será ordenado presbítero.

O sacramento da Ordem é constituído por três graus: episcopal, presbiteral e diaconal. Cada qual possui um rito de ordenação próprio, porém o comum entre eles é a imposição das mãos e a prece de ordenação. O segundo grau do ministério da Ordem é o presbiteral, denominado também por sacerdotal. Segundo o Pontifical Romano, a ordenação presbiteral é constituída por seis partes: eleição do candidato, homilia, propósito do eleito, ladainha, imposição das mãos e prece de ordenação, unção das mãos e entrega da patena e do cálice.

Dom José Carlos, em sua homilia, destrinchou sobre os 3 pilares que sustentam uma vocação, que deve durar para sempre e dar sentido a uma vida inteira; são eles:

  1. Espiritualidade
  2. Formação permanente no cuidado de si e do ministério
  3. Imitação Existencial e pastoral de Cristo

No vídeo, abaixo, você pode conferir, na íntegra, a homilia do Bispo:

Após os ritos de ordenação e dos ritos cotidianos da celebração eucarística, o Padre Luis Fernando proferiu uma mensagem de agradecimento; assista:

Você pode também assistir toda a ordenação no vídeo abaixo:

 

POR TÚLIO VELOSO

Parceiros