
Luis Fernando Alves Cruz foi ordenado presbítero, na Matriz do Coração de Jesus, em Itaúna
Na manhã deste dia 03 de dezembro a Matriz do Coração de Jesus, no bairro Santanense, em Itaúna, ficou lotada para a ordenação presbiteral de Luis Fernando Alves Cruz, filho daquela paróquia. Presidida por Dom José Carlos e concelebrada por 54 padres e diáconos, a celebração contou com a presença da família e amigos do neo-sacerdote, o Padre Luis Fernando.
Esta foi a terceira ordenação presbiteral celebrada de um padre para a Diocese de Divinópolis neste ano de 2022. A próxima ordenação acontecerá no dia 8 de dezembro, na cidade de São José da Varginha, onde o Diácono Adelmo Nascimento será ordenado presbítero.
O sacramento da Ordem é constituído por três graus: episcopal, presbiteral e diaconal. Cada qual possui um rito de ordenação próprio, porém o comum entre eles é a imposição das mãos e a prece de ordenação. O segundo grau do ministério da Ordem é o presbiteral, denominado também por sacerdotal. Segundo o Pontifical Romano, a ordenação presbiteral é constituída por seis partes: eleição do candidato, homilia, propósito do eleito, ladainha, imposição das mãos e prece de ordenação, unção das mãos e entrega da patena e do cálice.
Dom José Carlos, em sua homilia, destrinchou sobre os 3 pilares que sustentam uma vocação, que deve durar para sempre e dar sentido a uma vida inteira; são eles:
- Espiritualidade
- Formação permanente no cuidado de si e do ministério
- Imitação Existencial e pastoral de Cristo
No vídeo, abaixo, você pode conferir, na íntegra, a homilia do Bispo:
Após os ritos de ordenação e dos ritos cotidianos da celebração eucarística, o Padre Luis Fernando proferiu uma mensagem de agradecimento; assista:
Você pode também assistir toda a ordenação no vídeo abaixo:
POR TÚLIO VELOSO