Notícias

19 de novembro de 2024
Foto do artigo Imagens sacras são restauradas em Itapecerica

Imagens sacras são restauradas em Itapecerica

Acervo compõe o Setenário das Dores e é único no Estado

Na paróquia de São Bento, Igreja de São Francisco de Assis em Itapecerica, um tesouro da arte sacra foi entregue recentemente para a comunidade, após dezessete meses de um trabalho minucioso de restauração.
O conjunto de 24 imagens faz parte dos quadros do Setenário das Dores, ritual religioso realizado antes da semana santa, na cidade, há mais de 200 anos. Muitas imagens já tinham passado por pinturas e outros reparos realizados de formas inadequadas, estavam sujas, com pregos e outras questões que necessitavam do devido restauro. Durante o trabalho, liderado pela restauradora Katya Helaine Silva, percebeu-se que a riqueza histórica das peças, está em detalhes como a utilização da técnica de papietagem em nove imagens. Essa técnica é muito antiga e utilizava tecidos, cola, jornais.
Segundo dados técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), levantados pela equipe de pesquisa e restauração, o conjunto com sete imagens de Nossa Senhora das Dores é único em Minas Gerais. A forma como o setenário é ritualizado na cidade é muito própria também e considerada um patrimônio religioso na região Centro-Oeste. As imagens com roupas, por exemplo, tem uma estrutura de ripas, técnica utilizada para deixar as imagens mais leves para serem usadas em procissões.
No conjunto restaurado além das sete imagens de Nossa Senhora das Dores, existem imagens consideradas secundárias, entre elas: José de Arimateia, Nicodemos, o profeta Simeão, São João, São José, Maria Madalena, Maria de Cleofas. São doze imagens femininas e doze masculinas. Além disso, também receberam o cuidado duas imagens do Cristo Morto e uma do Senhor dos Passos.
No passado, era costume que se prometesse em troca de graças alcançadas a doação do cabelo, e no acervo várias das imagens tem essas perucas, feitas com cabelo humano de doação. Todo a restauração só foi possível com as doações de fiéis e beneméritos. De acordo com o administrador paroquial, padre Anderson Nunes, a restauração teve um custo total de R$130 mil reais. E as campanhas continuam, já que ainda existem outras restaurações a serem feitas na igreja de São Francisco de Assis. Além disso, no futuro a ideia é ter um memorial para que essas peças possam ser devidamente expostas e conhecidas pela comunidade e visitantes.

Parceiros