Notícias

18 de maio de 2019

Homilia de Dom Walmor Oliveira no Jubileu de Diamante da Diocese de Divinóopolis

No dia 17 de maio de 2019, a Diocese de Divinópolis completou seu 60º aniversário de instalação. A Diocese de Divinópolis, criada no dia 11 de julho de 1958, pela bula “Qui a Christo”, do Papa Pio XII, foi desmembrada da Arquidiocese de Belo Horizonte e da diocese de Luz. A instalação aconteceu no dia 17 de maio de 1959, quando foi sagrado o seu 1º Bispo Diocesano, Dom Cristiano Frederico Portela de Araújo Pena, que renunciou ao governo da diocese no dia 26 de março de 1979. O 2º bispo foi Dom José Costa Campos, transferido da Diocese de Valença-RJ, que tomou posse no dia 20 de maio de 1979 e renunciou em 05 de fevereiro de 1989. Dom José Belvino, 3º bispo da diocese, tomou posse no dia 11 de junho de 1989, um mês após o Papa divulgar sua transferência. Dom José Belvino renunciou no dia 11 de fevereiro de 2009. O 4º bispo, Dom Tarcisio Nascentes dos Santos, tomou posse no dia 17 de maio de 2009, e no dia 01º de agosto de 2012 foi transferido para a Diocese de Duque de Caxias – RJ. No dia 25 de maio de 2014, aconteceu a ordenação episcopal e posse canônica do 5º bispo da diocese, Dom José Carlos de Souza Campos.

 

A Santa Missa foi presidida por Dom Walmor Oliveira, arcebispo de BH e presidente da CNBB, e concelebrada por Dom José Carlos, bispo de Divinópolis-MG; Dom José Aristeu, bispo de Luz-MG; Dom Gil Moreira, arcebispo de Juiz de Fora-MG; Dom Fernando Barbosa, bispo de Tefé-AM; Dom Hugo, bispo emérito de Almenara-MG; e por dezenas de padres que trabalham nas 25 cidades que compõem o território diocesano.

 

No arquivo, abaixo, você confere, na íntegra, a homilia de Dom Walmor Oliveira na ocasião dos 60 anos da Diocese de Divinópolis; assista:

 

 

CLIQUE AQUI E VEJA A REPORTAGEM COMPLETA.

Parceiros