Notícias

29 de outubro de 2021

Homilia de Dom José na Ordenação Diaconal dos Seminaristas Adelmo, Guilherme, Luís Fernando e Maurílio

Aconteceu na manhã deste sábado, 23 de outubro, na Catedral Diocesana, em Divinópolis, pela imposição das mãos de Dom José Carlos, a Ordenação Diaconal dos seminaristas Adelmo Nascimento, Luís Fernando Cruz, Guilherme Henrique e Maurílio Aguiar. A celebração contou com a presença de diversos padres, diáconos, familiares e amigos dos recém ordenados para o primeiro do Sacramento da Ordem.

Diaconato é o primeiro grau do Sacramento da Ordem. Os outros dois são o presbiterato e o episcopado, portanto, diáconos, presbíteros e bispos compõem a hierarquia da Igreja.

As mãos lhes são impostas para o ministério e não para o sacerdócio. Com a ordenação o diácono deixa sua condição de leigo e passa a fazer parte do clero. Esse Sacramento imprime caráter, que o faz diácono por toda a eternidade. Não há como retroceder.

Diaconia quer dizer serviço, então o diácono é ordenado para servir. Faz parte do ministério do Cristo Servo, que veio para servir e não para ser servido. A Lumem Gentium diz que servem o povo de Deus na Diaconia da Liturgia, da Palavra e da Caridade (LG 29). Na Liturgia Eucarística, o diácono tem funções próprias: servir o altar, proclamar o Evangelho, convidar para o abraço da paz, purificar os vasos sagrados e fazer a despedida. Deve, ainda, incentivar a participação correta e efetiva da assembleia na Divina Liturgia.

 

Confira, na íntegra, a homilia de Dom José Carlos:

Parceiros