Notícias

24 de julho de 2013

Fundação Pe. Américo luta com dificuldades para abrigar 50 idosos

No dia 19 de julho (2013), nossa reportagem visitou a Fundação Pe. Américo (Asilo de Pitangui) e conversou com Sr. Jacinto Medina Filho, Diretor Administrativo da Fundação, uma obra criada em 1940. O Asilo abriga, atualmente, 50 idosos dos quais a maioria depende de cuidados 24 horas! Para manter a obra, os responsáveis fazem verdadeira ginástica. Com uma despesa mensal de aproximadamente quarenta e dois mil reais/mês, o Asilo depende da solidariedade de todos. Sr. Jacinto não reclama da população, pois graças a ela, não faltam alimentos na casa. Mas, o gasto com fraldas geriátricas é muito grande. O consumo gira em torno de 210 unidades por dia. A entidade perdeu o título de filantropia em 1991 e, desde então, não recebe recursos do estado, o que dificulta muito, sobretudo, quando há necessidade de fazer algumas reformas no imóvel, que já soma 73 anos!  Além do recurso que vem da aposentadoria dos idosos (70% do valor da aposentadoria), o Asilo promove outras atividades para angariar donativos. Em julho, promove o “Forró do Asilo”. O sexto forró aconteceu no último dia 06. Ele rendeu RS 6.291,00. Além disso, promove um pedágio anual, na parte da manhã, uma semana antes do natal, durante o qual, recolhe alimentos e donativos. Ao final do ano, como os idosos não recebem o 13º Salário o Asilo faz a promoção do “Casal 100”.  Cem casais são convidados a colaborar com cem reais cada um. Com parte desse dinheiro (cerca de 30%), o Asilo contrata um jantar para os participantes. O restante do recurso fica para a entidade.
Recentemente, o Asilo ganhou uma secadora que possibilita secar 50k de roupas. O problema é que a fiação local é antiga e o padrão não aguenta. A casa precisa, urgentemente, mudar o padrão e fiação para ligar a máquina. Isso terá um custo aproximado de doze mil reais. Quem puder ajudar nessa empreitada poderá fazê-lo, antes do início das chuvas. Mas, se você não puder ajudar nisso e quiser ajudar na aquisição de fraldas, sua ajuda será bem vinda.
Apesar de todas as dificuldades em manter o Asilo, Senhor Jacinto afirma que vale a pena fazer o bem. “Para quem faz o bem o retorno vem rápido, mas para quem faz o mal, o retorno vem mais rápido ainda”.
O asilo está situado na Praça Antônio dos Santos, 132 – de frente à Santa Casa. Telefone: (37)3271-4216.

Foto maior: Sr. Jacinto

Irmãs:Luzia (de hábito branco) e Irmã Aparecida

Internos da instituição

Foto da ata de fundação do Asilo

 

Parceiros