Notícias

21 de setembro de 2014

Festa do Padroeiro: Imagem é conduzida em carro de boi

A Festa de São Vicente de Paulo, Padroeiro da Comunidade da Matinha, teve início na manhã de hoje (21). A Procissão foi feita com carros de bois e teve início às 08h. Às 10h30, Pe. Gabriel presidiu a missa com a Capela lotada de fiéis. Grande número dos participantes fazem parte do Movimento Vicentino, em Pará de Minas e região. Pe. Gabriel falou sobre a importância do trabalho vicentino e citou Frederico Ozanam como modelo para os jovens. Após a missa todos participaram de um delicioso almoço e leilão de bezerros.

 

Sr. José Rosário Ferreira é carreiro desde 14 anos. É natural de Córrego do Barro e hoje mora no Bairro Santos Dumont. Está com 72 anos, mas nunca perdeu o gosto de ouvir o som do carro de boi. Ele compareceu com dois carros na procissão. Marmelo, Marinheiro, Bordado, Coração… São alguns nomes de seus bois. Hoje ele amansa os bois sem bater e cuida muito  bem deles. Disse que estando sobre o carro de boi dispensa até mesmo o almoço. Conduzindo a imagem de São Vicente, só lhe pedia a graça de ter saúde e poder voltar no próximo ano.

 

Vagner Caetano, Presidente do Conselho Central e Henrique, Presidente do Conselho Particular São Domingos Sávio, foram estimulados por Pe. Gabriel. Eles são Jovens e assumiram uma grande tarefa. Seguem hoje, o exemplo de Frederico Ozanam, que fundou a primeira conferência vicentina quando ainda era jovem e hoje esse trabalho está presente no mundo inteiro. Muitos dos que estavam presentes ficaram emocionados com o som dos carros de bois:

 

A Festa de São Vicente, irá prolongar-se ao longo da semana. Na Capela da Matinha haverá missa todas as noites, às 19h30. No dia 27, Pe. Gabriel ira presidir a missa do padroeiro, às 19h. Para quem quiser matar a saudade, aí vai mais um som dos carros de bois:

Parceiros