Eu creio, na força do jovem…
“Quando a juventude bate o queixo, o resto do mundo já morreu de frio”. Esse provérbio mostra a força do jovem e sua importância na construção de uma nova sociedade. A Jornada Mundial da Juventude tem contagiado o mundo de alegria e de esperança. Quando percebemos o dinamismo e a fé dos jovens, brota dentro de nós a certeza que o mundo de amanhã poderá ser melhor do que o de hoje. Nesse espaço de nosso Portal, queremos mostrar um desses jovens, que poderia ser apontado como exemplo de vida para os demais. Trata-se de Caíque Ferreira de Faria. Natural de Pará de Minas, Caíque, 19 anos, é filho do casal Claudio Rocha de Faria e Dona Márcia Gomes Ferreira de Faria, proprietários de uma loja de materiais elétricos.
Caíque terminou o Ensino Médio na Escola Estadual Fernando Otávio, em 2011. Matriculou-se no Senai – Centro de Formação Profissional Dr. Celso Charuri e fez o Curso de qualificação em instalação elétrica industrial. Esse curso durou um ano e meio. Começou em agosto de 2009 e terminou no início de 2011. O Senai promove, a cada dois anos, um evento chamado “Olimpíadas do Conhecimento”. Tais olimpíadas acontecem em nível de Estado, País e mundo. Em nível mundial é chamada de WordSkills.
A próxima olimpíada mundial será no Brasil, em São Paulo, em 2015. Esse ano, ela aconteceu na Alemanha. Na área de eletricidade industrial, foram 24 competidores, de 24 países. A olimpíada do conhecimento contempla mais de 40 áreas de conhecimento, por exemplo, área de moda, enfermagem, construção civil, etc. Do Estado de Minas Gerais, 09 candidatos participaram das Olimpíadas, na Alemanha. Desses nove, dois candidatos conseguiram o terceiro lugar: Caíque, de Pará de Minas e Nágela Barbosa, de Divinópolis. Ela disputou na área de Vitrinismo.
Foi a primeira vez que Pará de Minas teve um representante na olimpíada mundial. Caíque executou um projeto de instalação e automação ,na área de eletricidade industrial. O projeto foi sobre a aplicação de usinagem de aço na indústria, em que o competidor era solicitado a colocar em funcionamento esse processo, visando produzir uma peça de aço, da forma mais automatizada possível. Nesse trabalho, conquistou o terceiro lugar e voltou para casa, radiante de alegria. Essa conquista vai mudar sua vida e muitas portas serão abertas para ele. Esse conhecimento adquirido na caminhada, irá projetá-lo, sem dúvida, no mercado de trabalho.
Segundo Caíque, a Confederação Nacional da Indústria – CNI, prometeu bancar o Curso Superior, em qualquer faculdade brasileira ou no exterior, a todos os competidores da delegação brasileira. Esse curso, obviamente, deverá acontecer na área de estudos de cada competidor.
Caíque é um exemplo de determinação e estudos para outros jovens de sua idade. Parabéns, Caíque. Que Deus abençoe sua vida e seu futuro! – O e-mail é: caique852@hotmail.com
Texto e Foto: Site da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – www.paroquiaauxiliadora.com.br
Na foto: Pe. Gabriel entrevista Caíque para o Programa Sala Vip, da Rádio Santa Cruz, em Pará de Minas