21 de março de 2024
Foto do artigo Edital Fundo Diocesano de Solidariedade 2024

Edital Fundo Diocesano de Solidariedade 2024

A Diocese de Divinópolis apresenta o Edital do Fundo Diocesano de Solidariedade 2024.

O tempo quaresmal é momento oportuno de oração, de escuta da Palavra e de conversão. Meditando sobre o Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, somos convidados, a rezarmos mais uma vez a Campanha da Fraternidade. Neste ano, com o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8), a Igreja quer despertar todos “para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos” (Texto Base, Objetivo geral). O próprio Senhor Jesus, nos momentos finais com seus discípulos, num ambiente eucarístico e de serviço – o lava-pés –, lembra-nos da importância da amizade: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai” (Jo 15,15). Sim, Jesus é nosso amigo! Nesse clima fraterno, como seguidores de Jesus e guiados pelo Papa Francisco, somos convidados a buscar e a vivenciar a amizade social – “amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço” –, porque afinal somos família humana.

A partir dessa vivência, nosso gesto concreto diocesano e como Igreja do Brasil é a Coleta da Solidariedade, a ser feita no domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, no dia 24 de março de 2024. O resultado integral dessa coleta, em nossas comunidades, com ou sem envelopes, deve ser encaminhado à Diocese, ao Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS). Esse fundo é formado pelos recursos arrecadados com a Coleta da Solidariedade de cada ano (60% – sessenta por cento – ficam na diocese e 40% – quarenta por cento – são destinados ao Fundo Nacional de Solidariedade – FNS). Compõe ainda o FDS, o saldo remanescente de anos anteriores, além de doações específicas e investimentos feitos pela própria Mitra Diocesana de Divinópolis. Com esse recurso, a Igreja exerce seu cuidado pastoral com os mais necessitados em vista de diminuir as desigualdades sociais que nos afetam. A Diocese de Divinópolis, por meio do Bispo Diocesano, do Vigário Geral, da Coordenação Diocesana de Pastoral, do Conselho de Vigários Forâneos, da Equipe Permanente da Campanha da Fraternidade e, consequentemente, do FDS, desde os primeiros anos da sua criação, apoia iniciativas de solidariedade e projetos relacionados ao tema da Campanha da Fraternidade de cada ano. Para identificar e selecionar os projetos pertinentes à proposta de destinação dos recursos captados pelo FDS, é necessário estabelecer algumas condições e alguns critérios.

Edital FDS 2024 – Versão Final