Dom José Carlos apresenta a Campanha da Fraternidade 2017
Todos os anos, por ocasião do tempo quaresmal, a Igreja Católica, no Brasil, promove um “mutirão de solidariedade”, conhecido como Campanha da Fraternidade (CF). Este ano, a CF tem como tema: “Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida”; e como lema: “Cultivar e guardar a criação” (Cf. Gn 2,15). Seu objetivo geral é: “Cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho” (TEXTO BASE CF 2017, p.16).
Para apresentar um pouco mais a CF 2017, aconteceu, na manhã deste primeiro dia de março, dia que a Igreja celebra a Quarta-Feira de Cinzas, uma Entrevista Coletiva à Imprensa. O Bispo Diocesano, Dom José Carlos, recebeu vários veículos de comunicação para tratar o assunto. Além do bispo, compuseram a mesa Geraldo Magela, Representante do Instituto Estadual de Floresta (IEF), e José Eustáquio, membro da Equipe Permanente da Campanha da Fraternidade da Diocese de Divinópolis.
Dom José começou a entrevista coletiva contando, brevemente, a história da Campanha da Fraternidade e quando ela começou a abordar temas referentes à natureza. Em seguida, ele explicou o que são os biomas, destacando dois dos seis existentes no Brasil, o Cerrado e a Mata Atlântica, os quais estão presentes no estado de Minas Gerais.
POR TÚLIO VELOSO