
Dom Geovane participa do Encontro com o Povo de Deus do Conselho Diocesano de Leigos
Foi realizado neste domingo (30/03), pelo Conselho Diocesano de Leigos, na Cúria Diocesana em Divinópolis, o Encontro com o Povo de Deus. Foram convocados dois membros de cada paróquia do Conselho Paroquial (CPP) e dois membros de cada pastoral e movimento diocesano, reunindo assim, representantes das 54 paróquias, presentes nas 25 cidades que compõem a Diocese de Divinópolis. O objetivo é recordar o caminho percorrido, rever a ação evangelizadora e também projetar a agenda pastoral para 2025. O encontro foi aberto por Padre Lúcio Camargos, que recepcionou os leigos e falou da importância de cada um no projeto de Deus.
Por volta das 9h, foi a vez de Dom Geovane Luís, bispo da Diocese de Divinópolis, falar aos participantes. Ele lembrou que todos são alegres servidores do Evangelho e que nesses doze anos de missão do papa Francisco, ele nos pede que revisitemos as fontes de renovação da Igreja. “Em especial no tempo da Quaresma, precisamos reacender a chama da fé batismal, sobretudo diante dos fortes ventos da vida”, destacou.
Baseando-se nos documentos do Concílio Vaticano II, Dom Geovane destacou a necessidade de buscar a conversão e pediu que não se abra mão da Vigília Pascal. Além disso, afirmou que: “A penitência tem uma dimensão interna e externa, já que existe uma dimensão social. O exercício da caridade nos leva a um compromisso social”.
O bispo ainda destacou que a igreja não é uma ilha, um castelo envolvido por um alto muro, e deve estar aberta ao diálogo. “A Igreja pode e deve contribuir à luz do Evangelho para a vida em sociedade”, solicitou ao citar o documento papal “Gaudim et spes” ou seja, “Alegrias e Esperanças” Constituição Pastoral do Concílio Vaticano II, que aborda a Igreja no mundo de hoje, enfatizando a importância de acolher as alegrias, esperanças, tristezas e angústias dos homens, especialmente dos mais necessitados. Por fim, Dom Geovane convidou a todos os leigos a participarem no dia 17 de abril da Missa da Unidade, momento em que acontece a Renovação das Promessas Batismais.
Também participaram do encontro, duas convidadas vindas de Carandaí, Magda Oliveira, que é representante da pastoral carcerária e atua na coordenação nacional da mulher presa e Leci Nascimento – Presidente do Conselho de Leigos da Regional Leste 2, que palestrou após o segundo intervalo para os presentes. Falando sobre a importância do Conselho Diocesano de Leigos na Igreja Particular.