
Dom Geovane participa da abertura de exposição que une comunicação e fé no Museu Histórico
Pode ser visitada até o dia 06 de fevereiro a exposição “Comunicação e Evangelização: Preservação e Memória Diocesana” no Museu Histórico de Divinópolis. A mostra foi aberta ontem com a presença do bispo diocesano, Dom Geovane Luís da Silva e também de autoridades municipais. No local os visitantes terão a oportunidade de explorar a evolução dos meios de comunicação organizados pela equipe técnica do Arquivo da Cúria Diocesana de Divinópolis.
A exposição celebra o início do Ano Santo, proclamado pelo Papa Francisco no Jubileu de 2025, com o tema “Peregrinos da Esperança”, que também será comemorado em âmbito diocesano. Por meio de uma rica coleção de itens históricos, a mostra destaca os instrumentos que conectaram gerações, perpetuaram mensagens e preservaram a história da fé cristã.
“Esta exposição nos ajuda a entender que a igreja sempre esteve comprometida com o anúncio do Evangelho. E usa dos meios de comunicação, para fazer com que essa mensagem, chegue de fato ao coração das pessoas, e quando falo anúncio do Evangelho devemos entender aqui, as consequências deste anúncio, por exemplo, temos aqui objetos, ligados ao trabalho de promoção social que foi implantado nesta Diocese por Dom Cristiano. Então, todo o instrumental que temos, aqui exposto, visava também não só anunciar o Evangelho, mas promover também vida digna, oferecendo formação técnica para as pessoas das comunidades que vinham para Divinópolis”, explicou.
Câmeras analógicas, máquinas de escrever, jornais antigos, projetores de filmes, gravadores de áudio e boletins informativos fazem parte da exposição. Cada peça revela o papel fundamental da comunicação na missão da Igreja, registrando a história e evangelizando através dos tempos.
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Um momento imperdível para vivenciar a história da comunicação eclesiástica e sua influência na sociedade.