Diocese de Divinópolis celebra Jubileu de Ouro do Carmelo Imaculada Conceição
A família carmelita nasceu no final do século XII, na Palestina, no Monte Carmelo. O nome das Carmelitas indica o lugar de origem da Ordem que é o Monte Carmelo, em Israel, que é citado na Bíblia. E, na Sagrada Escritura, cada lugar tem seu significado, Monte Carmelo equivale à "Vinha do Senhor", ou a vergel, o jardim formoso da sua propriedade.
Na Igreja, o Carmelo é uma forma específica de consagração a Deus.
Santa Teresa de Jesus plantou a nova vinha, iniciando o Carmelo Descalço, em 1562, com as Monjas. E, em 1568, com os Frades. Teresa não se separou da Ordem, mas procurou revigorá-la, com raízes e seiva nova, sendo fiel ao mais original da vida carmelitana: cuidado pela solidão, a vida de oração e o espírito Mariano. Ela imprimiu um novo rosto ao Carmelo e deixou para sua família religiosa, irmãos e irmãs, um estilo próprio de vida de oração e fraternidade.
Em Divinópolis, o Carmelo nasceu, primeiro, no coração de Dom Cristiano, e, depois de sete anos da criação da Diocese de Divinópolis, com a chegada de sete irmãs carmelitas, vindas do Carmelo Nossa Senhora Aparecida, de Belo Horizonte, foi fundado o Carmelo Imaculada Conceição. Das sete que fundaram o Carmelo em Divinópolis, apenas três estão vivas. São elas, a irmã Maria de São José, 96 anos de idade e 69 anos de Carmelo, a Irmã Teresa Margarida, 81 anos de idade e 59 anos de Carmelo, e aa irmã Gertrudes, que, atualmente, mora em um eremitério, em Conceição do Pará.
Frei Cléber da Trindade, Provincial da Província São José, dos Frades Carmelitas Descalços no Brasil, convesou com a nossa equipe e contou um pouco da história do Carmelo Imaculada Conceição; assista:
Frei Cléber está muito feliz com a celebração do Jubileu de Ouro do Carmelo Imaculada Conceição:
Em Divinópolis, o Carmelo conta com 18 monjas, sendo 17 Professas Solenes e 1 Professa Temporária. A Superiora é a Irmã Maria Ângela da Eucaristia. Irmã Maria Ângela, 41 anos de vida e 17 de Carmelo, é natural da cidade de Cláudio. Desde a sua infância ela sempre pensou em ser religiosa, mas com o passar do tempo não focou muito nesse seu objetivo vocacional. Irmã Maria Ângela contou que já tinha até começado a pensar em sua vida matrimonial, desistido,então, de sua entrega à vida religiosa. Muito estudiosa, quando ela concluiu o seus estudos, não queria parar por ali. Mudou-se para Divinópolis e começou a cursar Psicologia. Em Divinópolis, ela conheceu o Carmelo, no bairro Niterói.
Para realizar o seu Jubileu de Ouro, foram celebradas, todos os meses, desde setembro de 2015, sempre no dia 07, uma Santa Missa, sempre por alguma intenção específica. E, no dia 07 de setembro deste ano de 2016, o grande dia jubilar, aconteceu uma Solene Celebração Eucarística presidida pelo bispo diocesano, Dom José Carlos, e concelebrada pelo Frei Cléber da Trindade e pelos padres Bento Borges, Marcos Antônio, Anoar Rossetto, Cassimiro, José Geraldo, da Arquidiocese de BH, e Crisanto, da Ordem Oblatos de Cristo. Padre Crisanto é irmão de uma monja do Carmelo Imaculada Conceição. Além de amigos e familiares das Carmelitas, também estiveram presentes representantes de várias ordens religiosas da Diocese de Divinópolis.
Marcaram presenças no Jubileu algumas Irmãs Carmelitas do Carmelo Nossa Senhora Aparecida, de BH, e do Carmelo de Sete Lagoas, que também nasceu do Carmelo de Belo Horizonte.
Segundo Dom José Carlos, o Carmelo é uma expressão bonita da beleza e da variedade dos dons na Igreja. Ainda, segundo o bispo, é no Carmelo que se mantém acesa a chama orante da Igreja Particular de Divinópolis:
Confira, na íntegra, a homilia de Dom José Carlos na ocasião do Jubileu de Ouro do Carmelo Imaculada Conceição:
Antes da Bênção Final, aconteceram várias homenagens ao Carmelo. A primeira foi a recitação de um poema feito por uma irmã de uma Carmelita e do Padre Crisanto. Em seguida, foi entregue, pelas mãos do vereador Anderson Saleme, uma Moção Congrulatória da Câmara Municipal de Divinópolis. E, por fim, dom José Carlos entregou o pergaminho com a Bênção Apostólica do Papa Francisco ao Carmelo de Divinópolis.
E, para agradecer todo o carinho recebido, a superiora do Carmelo Imaculada Conceição, a Irmã Maria Ângela da Eucaristia, tomou a palavra e agradeceu por tudo o que a população têm feito por elas:
O Carmelo Imaculada Conceição fica na avenida Vinte e Três de Novembro, 115, no bairro Niterói, em Divinópolis. O telefone do Carmelo é (037) 3221-1650.
POR TÚLIO VELOSO