Dedicação do Altar e da Matriz Nossa Senhora de Fátima
A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Itaúna, foi criada no dia 12 de novembro de 1959 pelo então bispo Dom Cristiano de Araújo Pena. Foi a segunda paróquia a ser erigida na recém-criada Diocese de Divinópolis.
Assim, com o coração em festa, os fiéis paroquianos dessa porção do Povo de Deus se reuniram em celebração no dia 12 de novembro de 2024 para rememorar os seus 65 anos de existência e evangelização: um olhar de amor e gratidão para a história iniciada e construída – até aqui, o Senhor esteve conosco (cf. I Sm 7,12); um olhar de fé e alegria para o presente que, no sopro do Espírito, revela a presença de Deus; e um olhar de esperança para o futuro que, mesmo nos desafiando, sentimo-nos fortalecidos pelo testemunho de leigos e pastores que nos precederam.
Para marcar esse dia jubiloso, realizou-se o Rito de Dedicação do Altar e da Matriz, confirmando aquilo que já são: Mesa da Comunhão e Casa de Oração. Mesmo sem terminar a reforma de toda a igreja, essa data foi escolhida pelo seu sentido histórico e teológico.
Essa solene celebração foi presidida pelo nosso bispo diocesano, Dom Geovane Luís da Silva; e concelebrada pelos padres Marcelo Caixeta, Elder e Aldair.
Deus seja louvado pela presença de todos nesses 65 anos: cada um, a seu modo e sob a moção do mesmo Espírito, construíram esse Templo de pedra e de vidas.
Padre Marcelo Luiz Caixeta – Pároco
Fotos: Ana Luíza Pereira Amaral