
Cúria Diocesana define agenda 2025 em reunião de alinhamento anual
Foi realizada na manhã desta quarta-feira (05/02) a reunião de alinhamento anual da Cúria Diocesana que teve a participação do bispo, Dom Geovane Luís da Silva, bem como padre Paulo Sérgio (Vigário Geral), Padre Moacir Chagas Tavares (ecônomo) e demais gestores e colaboradores. Durante o encontro foram distribuídas as agendas com os principais compromissos oficiais da Cúria e do ano Jubilar da Esperança.
Também participaram padre Luís Fernando, assessor de imprensa da Diocese e padre Vicente Ferreira Lima, vigário judicial, além do padre Marcelo Caixeta, vigário episcopal sobre ação pastoral. Soraia Santos Silva, coordenadora da Cúria Diocesana de Divinópolis, lembrou que “cada esforço, cada trabalho é essencial para que a missão de colaborador-missionário seja cumprida”. Além disso, ressaltou os votos de que seja um ano marcado pela harmonia, empatia e colaboração.
Padre Paulo Sérgio, moderador da Cúria há 11 anos, relembrou as muitas mudanças ocorridas nos últimos anos, tanto na estrutura que vem sendo reformada, quanto no fortalecimento dos setores de Arquivo, Comunicação e Segurança do Trabalho.
Padre Moacir Chagas ressaltou a importância da harmonia. “Todo mundo olha para a Cúria Diocesana como um exemplo, um espelho, inclusive para as paróquias. Precisamos ter harmonia entre os setores. Nossa organização, inclusive com o uso do Sistema Eclesial Theós, é exemplo para outras dioceses”, disse.
Dom Geovane convidou os colaboradores da Cúria a viverem intensamente o Jubileu. “A Cúria Diocesana deve ser o cartão de visita da Diocese. Devemos primar pelo atendimento qualificado. Fazer a diferença no atendimento, já que a Cúria é o coração pulsante da Diocese junto com o seminário. Todos nós somos servidores e acolher é um ato que evangeliza”, sintetizou o bispo. Dom Geovane também convidou a equipe a superar burocracias, frieza e impessoalidades, construindo afeto.