Preparação para a confissão
Coloque-se diante de Deus, avalie sua vida e reze com confiança:
Senhor Jesus, quero ver com sinceridade minha vida. Que eu possa assumir minhas fraquezas, erros e omissões. Que o Espírito Santo me leve a reconhecer minha falta de amor e meus atos egoístas para convosco, com as pessoas de minha família, com aqueles que convivo e comigo mesmo. Dai-me humildade para arrepender-me, coragem para pedir perdão e decidir ser melhor.
PALAVRA DO SENHOR
– Evangelho de Jesus segundo Lucas (Lc 15,3-7):
Naquele tempo, Jesus contou-lhes esta parábola: “Quem de vós, se tiver cem ovelhas e perder uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto, para ir procurar a ovelha perdida até encontrá-la? E, achando-a, coloca-a sobre os ombros, cheio de alegria e, voltando para casa, convida os amigos e os vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque encontrei minha ovelha que estava perdida. Eu vos digo: assim também haverá maior alegria no céu por um só pecador que se converte do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão”.
– Reconheça seu pecado e peça perdão. Você encontrará, assim, o caminho da verdadeira vida.
EXAMINE SUA VIDA:
I- AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS – Deus ocupa o primeiro lugar em minha vida, minhas decisões familiares e profissionais? Sua Palavra tem valor de decisão sobre meus atos?
II- NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO – Confio e amo a Deus acima de tudo e de todos? Qual é o lugar da oração em minha vida? Culpo a Deus, quando minhas vontades são contrariadas?
III- GUARDAR DOMINGOS E DIAS SANTOS – Participo de minha comunidade, principalmente das celebrações dominicais? Frequento a Missa e recebo a Comunhão?
IV- HONRAR PAI E MÃE – Tenho mantido presença e diálogo dentro de minha família? Tenho cuidado com carinho dos idosos e doentes, principalmente os meus familiares?
V- NÃO MATAR – Respeito a vida humana desde sua concepção? Deixo-me levar por ódio, agressividade e vontade de dominação? Procuro reconciliar-me, pedindo e dando perdão?
VI- NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE – Tenho vivido minha sexualidade com responsabili-dade e amor? Deixo-me levar pelo erotismo e pelo instinto de posse do outro?
VII- NÃO ROUBAR – Sou honesto e justo? Tomei algo que não me pertence? Respeito o que é do bem comum? Pago minhas contas? Tenho explorado os outros? Devolvi o que tirei indevi-damente?
VIII- NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO – Comento e espalho erros e fraquezas dos ou-tros? Difamei alguém, causando-lhe prejuízo social? Tenho enganado ou acusado pessoas com mentiras?
IX- NÃO DESEJAR A MULHER (ou o marido) DO PRÓXIMO – Tenho traído meu matrimônio? Busco o diálogo familiar e a partilha dos bens? Participo das alegrias e dificuldades da minha família?
X- NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS – Sou grato a Deus por minha vida e tudo que tenho? Reclamo e invejo os outros? Deixo-me levar pela ganância sem me importar com os outros?
– Esses Mandamentos foram dados no Antigo Testamento. Jesus ensinou que os 10 Man-damentos, bem como todas demais prescrições e tradições, resumem-se nestes dois:
“Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu en-tendimento, e a teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22,34-40).
– Pense. Medite. Decida-se diante de Deus para o bem e para a paz.
ATO DE CONTRIÇÃO
Senhor Deus, meu Pai, eu me arrependo dos pecados que cometi, do mal que pratiquei e do bem que deixei de fazer. Reconheço ter ofendido a Vós, quando ofendi minha família e meus semelhantes. Ajudado por Vossa misericórdia, consertarei minha vida com atitudes mais nobres, justas, leais e fieis a Vós. Tende piedade de mim e consolai-me com Vosso perdão! Amém.
AO CONFESSAR-SE:
- Coloque-se diante do padre como diante de um representante de Jesus;
- Diga há quanto tempo foi sua última Confissão;
- Confesse os SEUS pecados que precisam do perdão;
- Se algum pecado envolver outras pessoas, limite-se à SUA responsabilidade;
- Ouça os conselhos do padre e a oração de absolvição com a a imposição das mãos;
- Aceite a penitência ou reparação. Não é pagamento, mas ensinamento a não mais pecar.
AGRADECIMENTO
Jesus, obrigado pela Confissão e pelo perdão. Que eu possa viver com alegria, transmitindo a todos essa paz. Dai-me forças para perdoar aos que me ofenderam. Quero reparar todo mal que cometi.
– Pai Nosso…
– Ave-Maria…
– Glória ao Pai…
Adaptado, por Padre Guilherme, do folheto “Vivendo o Sacramento do Perdão”, do Santuário Nacional de Aparecida – SP