Natal do Senhor
Existe um diferencial entre o cristianismo e as demais religiões existentes no mundo. A saber, enquanto as outras religiões fazem um movimento de "baixo para cima", o cristianismo, por sua vez, percorre um movimento de "cima para baixo". Ou seja, se as demais religiões buscam o Céu, no cristianismo, cremos, o Céu veio até nós.
Dizendo em outras palavras, enquanto as demais religiões caminham num movimento ascendente, ou seja, "baixo para cima", fundadas na experiência de homens que buscaram a transcendência, isto é, o alto, o cristianismo realiza-se num movimento inverso. Deus vem até nós no mistério da encarnação de Cristo Jesus. Deus desce do Céu e se faz homem, se "veste de homem" e habita entre nós (Cf Jo 1,14).
Sendo assim, o grande diferencial entre o cristianismo e as diversas religiões presentes no planeta é que Jesus é Deus. Deus Filho do Pai que se fazendo homem assume a nossa humanidade e a redime a preço de sangue, água, Cruz-Ressurreição. E sobe ao Céu com nossa humanidade resgatada, redimida, plenificada em seu corpo glorioso. Ademais, o Cristo se fazendo homem deu-nos a graça e o poder de nos tornar n'Ele filhos de Deus, irmãos entre nós e herdeiros da mesma salvação.
É por isso que nós cristãos, diferentemente do mundo, celebramos o Natal do Senhor. Não o natal do papai noel ou de guloseimas, ou ceias familiares apenas. Mas o grande mistério de amor de um Deus que veio ao nosso encontro. Um Deus que fez comunhão eterna com nossa humanidade. Um Deus que tendo o homem por algum tempo se perdido d"Ele, Ele, por sua vez, "perdidamente" apaixonado por nós, ofereceu-nos aquilo que de mais precioso possui e o qual mais ama, o seu próprio Filho. O que os profetas anunciaram e o coração do povo eleito tanto esperava aconteceu. As profecias se cumpriram. Deus é fiel. Ele veio! Jesus Cristo, o Emanuel Deus-conosco!
Por Padre Adão