Infelizmente…
Nosso jornal diocesano está caminhando para seus 25 anos de existência, apesar de troca de nome e de períodos de não publicações. Na maior parte deste tempo, este nosso periódico foi deficitário financeiramente, ou seja, custava mais do que aquilo que recebíamos para publicá-lo e enviá-lo. E sem pensar em valores a mais além do custo real! Hoje o déficit anual gira em torno de trinta e cinco mil reais, e já foi bem mais em outros momentos!
Diante de grandes demandas, como o término das instalações do nosso centro diocesano de pastoral, que exigirá ainda em torno de um milhão de reais, e de nosso seminário em Belo Horizonte, que precisa urgentemente de reforma e ampliação, em vista de receber os quase quarenta seminaristas no próximo ano, o que vai nos custar em torno de novecentos mil reais, então é preciso cortar gastos e eliminar o que é deficitário. Isso não significa um descompromisso com a informação ou a notificação de nossa vida eclesial. Nosso site diocesano responderá, como já tem feito, a esta demanda, com o limite de assegurar a nossa “cotidianidade” apenas àqueles que tenham acesso à internet, mas este não é um universo pequeno de pessoas. E, ainda, há, agora, a possibilidade de maior circulação dos dados e informações diocesanas através do facebook diocesano: www.facebook.com/DioceseDeDivinopolis .
Infelizmente, não se pode manter algo que se arrasta historicamente no vermelho. E, talvez, poucos soubessem disso. As assinaturas são poucas e de valor bem pequeno. Isso tornou inviável nosso periódico mensal. Vamos investir e melhorar o nosso site, inclusive trazendo para ele as contribuições que chegavam para o jornal: as do Pe. Vicente, do Pe. Edilson, da Academia Divinopolitana de Letras, dos colaboradores que escreviam esporadicamente… Além disso, nosso sonho futuro é uma publicação, quem sabe anual, mais volumosa e variada, onde possamos ajuntar artigos e matérias que formariam um trabalho mais significativo e mais atrativo, e que não fosse divulgado no site, a fim de resguardar a novidade e exclusividade de cada edição. Sonhar é preciso!! Quem escreva não falta. Temos muitos assuntos a partilhar. Temos padres e leigos escrevendo monografias e trabalhos sobre matérias de grande e grave importância para nosso tempo, nossa Igreja, nossa fé. Saberemos onde encontrá-los naquela ocasião. E que ela chegue logo!
A edição de março, portanto, é o último de nossa “Folha da Diocese”. Agradecemos, imensamente, o trabalho técnico e profissional do jornalista Júlio Ferreira, que desde 2007 ocupa-se do jornal, e de todos os que antes dele se dedicaram a esta tarefa.
Os assinantes, cujas assinaturas ainda não venceram, podem passar, em horário comercial (de 8 às 12h e de 14 às 18h), no Centro Diocesano de Pastoral, à Rua Mato Grosso, 503, centro (entre as ruas Goiás e Pernambuco) para que façamos o ressarcimento do valor da anuidade. Lá temos o cadastro dos assinantes em dia. Poderão fazer isso até 30 de abril de 2015, impreterivelmente. A partir desta data, consideraremos que o valor investido na assinatura anual do jornal foi destinado à Mitra Diocesana de Divinópolis.
Nossa vida diocesana poderá ser acompanhada, então, a partir do nosso site www.diocesedivinopolis.org.br e da nossa fanpage no Facebook. Ali, vamos partilhar nossa história, nossa vida de cada dia e divulgar as colaborações dos nossos novos e antigos colaboradores da Folha da Diocese.
Agradeço a todos os que desejaram, investiram, colaboraram e deram crédito à nossa Folha da Diocese. Neste tempo quaresmal, e isso é oportuno, nós a depositamos respeitosamente na nossa memória histórica, esperando o dia do ressurgimento do novo formato, pascalizado pelas novidades e tecnologias dos tempos futuros.
Dom José Carlos Campos
Bispo Diocesano de Divinópolis