Falar de Deus na WEB
Caros internautas,
“Aquilo que escutais no ouvido, anunciai-o por sobre os telhados” (Mt 10,27b). Nunca foi tão fácil levar a sério e a efeito esta ordem de Jesus. Nunca antes como agora se pode fazer chegar, em tempo real e ao mesmo tempo, as coisas novas e boas do Evangelho por sobre quase totalidade dos telhados. E muitos dos que não podem ter acesso a estas coisas sob o próprio teto, têm formação suficiente para acessar, sob outros tetos, o que circula em nível planetário, sejam as coisas fecundas e construtivas da fé e outras de quilate grande, como também as perversidades e obscuridades da razão e da vontade humanas, que igualmente circulam neste “new space” para alimentar e deformar mentes desequilibradas e fracas.
Sou da geração pré-computador (das máquinas de escrever, lembram-se disso?), da geração pré-celular, pré-internet, pré-ciberespaço… e só tenho 45 anos. Ainda me lembro daquilo que há um tempo era o mais rápido existente: telégrafo, telegrama, sedex, telefone fixo, carta registrada. Em menos de cinco décadas, os recursos de contato e comunicação tomaram cara e roupagem totalmente outros. Vivemos outros tempos. Mudança de época mais que época de mudanças! Isso tudo também pode estar ou não a serviço da boa comunicação, do contato que edifica e forma, aproxima e organiza as pessoas. Hoje, há formação a distância, videoconferências em tempo real e interativas, movimentos e organizações em rede que planejam e realizam eventos, manifestações, protestos e fazem circular todo tipo de dados e informações.
É verdade e é certo que, a presença virtual e à distância, jamais poderá substituir os efeitos e benefícios, direitos e necessidades da presença física e próxima. Também é verdade que a oposição conceitual se dá não entre o virtual e o real, pois que o virtual é real enquanto estabelece contatos e afetos, em tempo atual, entre dois seres humanos em diálogo; mas a oposição se dá, sim, apenas entre o estar ou não fisicamente próximos ou distantes. Isso significa que os meios de comunicação mediados pela internet são profundamente eficientes e oportunos, para o bem e para o mal. Isso dependerá de quem tem acesso e usa estes meios.
Por isso, com todo o empenho da nossa Pastoral da Boa Comunicação, que não é grande, mas operosa e criativa, podemos oferecer a você este belo portal de comunicação e informação da nossa Diocese. Aqui você terá acesso às principais notícias, dados, informes, festas, horários, pessoas, serviços e conteúdos que desejamos sejam conhecidos e divulgados sob nossos telhados diocesanos e universais. Você pode e deve ajudar-nos a anunciar as coisas boas e úteis que dizem respeito à nossa vida de Igreja. Pode interagir e interferir na construção deste nosso espaço virtual, mas real, porque é toda uma Igreja que está aqui, à mostra. Certamente, cabe, à nossa equipe responsável pelo site, receber, administrar, filtrar, selecionar, discernir as várias participações e colaborações dos internautas que queiram somar conosco e ajudar-nos a construir e atualizar, em mutirão, este nosso espaço.
Desejo que possamos criar também, aqui, uma bonita e fértil expressão de Igreja, que sem deixar de ser comunitário-presencial, próximo-afetiva e real-imediata, seja capaz de construir e utilizar estas novas pontes entre nós, que passam também, agora, pelo teclado e pela tela. Façam contato. Estejam “interligados” conosco e entre vocês por causa de Jesus e para cumprir seu mandato de anúncio. Não é mais pensável o anúncio do Evangelho sobre os telhados sem isso! Falar de Deus na “web” e fazer circular, aí, nossa fé comum é um item atual e imprescindível no currículo missionário dos discípulos de hoje.
Padre José Carlos | Administrador Diocesano de Divinópolis