Cristãos e eleições: esperança ativa!
No ano comemorativo do seu Jubileu de Diamante, a Diocese de Divinópolis lança este texto de estudo e reflexão política e eleitoral. Como Igreja de Cristo, ela tem consciência de que o Evangelho possui exigências e implicações sociais e políticas. Com o objetivo de motivar e orientar aos católicos na busca de opções conscientes e responsáveis, mas também a todos os cristãos e cidadãos, mais uma vez é adotada a excelente publicação produzida pelo Regional Sul 2 da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Este livreto vem com o título: “Os cristãos e as eleições de 2018”. Na capa, em destaque, lê-se uma expressão do apóstolo Paulo aos romanos: “alegres por causa da esperança”.
Os acontecimentos dos últimos anos mergulharam nosso povo no pessimismo e na descrença. Porém, os eleitores, particularmente os cristãos e, enfim, toda a população brasileira precisamos recobrar a esperança e a motivação para acreditar no nosso país, nas nossas qualidades e nas nossas imensas possibilidades. Não se trata, entretanto, de uma esperança passiva, que se limite a esperar. Mas seja uma esperança dinâmica, geradora de comprometimento e ação. Dentro deste quadro, torna-se indispensável que as grandes e as pequenas instituições éticas da sociedade civil e todos os formadores de opinião se unam e atuem com responsabilidade cívica. É assim, como comunidade de fé e esperança, que a Igreja convoca os seus fiéis e toda a sociedade a levantar a cabeça e o olhar, buscando criar e abrir novas perspectivas.
As eleições deste ano terão um significado especialmente decisivo, após os acontecimentos dos últimos anos. É verdade que o perfil do eleitorado brasileiro mostra, ainda, graves deficiências. A maioria mostra-se politicamente imatura, desinformada e dependente. É verdade também que não se cria um eleitorado independente, maduro e crítico da noite para o dia. Todavia é possível e necessário fazer, já, alguma coisa.
Este texto, que a Diocese coloca nas mãos dos cristãos, dos agentes de pastoral e dos cidadãos em geral, presta-se a muitos usos: estudo pessoal, grupos de reflexão, embasamento para aulas, cursos e palestras. É uma valiosa contribuição, sem dúvida. Procuremos aproveitá-lo bem. Tenhamos certeza de que o Divino Espírito Santo iluminará e fecundará nossos esforços e nossa criatividade.
Dom José Carlos de Souza Campos, bispo diocesano
Este texto foi publicado na CARTILHA DE ORIENTAÇÃO POLÍTICA "Os cristãos e as Eleições 2018", produzido pelo Regional Sul 2, da CNBB, e publicado pela Diocese de Divinópolis. CLIQUE AQUI e faça download da Cartilha.