Congregação das Irmãs Servas de Maria – Divinópolis
CARISMA
O instituto das Servas de Maria, Ministras dos Enfermos indentifa-se com o espírito da Santa Madre Soledad, sua fundadora. Sua função está no Evangelho segundo Mateus: “Estive doente e visitastes-me”…”O que fizeste a um destes meus irmãos a Mim o fizeste”(Mateus 25,26).
O amor de Deus e ao que sofre, as Servas de Maria procuram vivê-lo cuidando de todo aquele que tem como título a “dor”, a doença ou a solidão. A espiritualidade tem suas características muito peculiares e próprias. Um ícone singular: Maria, junto à Cruz; Contemplativas na ação; Abandonadas à providência; Cooperadoras com Cristo e Maria na salvação dos homens.
HISTÓRICO
Na altura do centenário da morte de Madre Soledad, as irmãs renovam um pedido de ter uma comunidade no Brasil. Conhecedor deste desejo, Dom Cristiano, manifesta-se a favor de que esta casa seja na Diocese de Divinópolis. Em 1987, Dom José Costa Campos, sucessor de Dom Cristiano, acolhe as primeiras irmãs, que aqui chegaram, instalando-as, provisioriamente, no Seminário São José, que naquele momento estava desocupado. Por 5 anos este fora o convento das irmãs. Em 19992 é contruído o convento no bairro Manoel Valinhas.
APOSTOLADO
AS atividades das Irmãs é mais clássica do carisma; a assistência aos enfermos nos próprios domicílios. Admitida a diversidade de facetas neste campo, é sempre o doente o lugar expresso de sua entrega consagrada e de seu encontro com o Senhor.
A comunidade de Divinópolis tem colocado também, nestes anos a presença do carsima nas noites sofridas de muitos doentes assim como nas diferentes formas de dor nos lares de Divinópolis, onde a promoção vocacional é uma tentativa de procurar novas operárias do amor e serviço da dor humana em que continua de ser verdade a queida do Senhor “a messe é grande e os operários são pucos”.
Rua Afonso Pena, 420
Bairro: Manoel Valinhas
CEP: 35500-284 | Divinópolis-MG
Telefone: (037) 3221-2898
E-mail: servasdemariadivinopolis@yahoo.com.br