16 de março de 2023
Foto do artigo Comissão Nacional da Pastoral Familiar disponibiliza subsídio com base no Ano Vocacional

HORA DA FAMÍLIA & HORA DA VIDA

Quanto mais nossas famílias compreenderem a importância de cultivar dentro dos lares os valores cristãos, mais veremos surgir vocações para servir toda a Igreja.

Está disponível para aquisição o HORA DA FAMÍLIA & O HORA DA VIDA. Os subsídios elaborados pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) estão em uma única publicação e serão utilizados nas Semanas Nacionais da Família, em agosto, e da Vida, em outubro.

HORA DA FAMÍLIA

O Hora da Família para a Semana Nacional da Família, em agosto, tem como tema “Família, fonte de vocações”, que reforça o 3º Ano Vocacional proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

“Como estamos no Ano Vocacional entendemos que a Família é a fonte de todas as vocações. Neste tempo em que vivemos o Sínodo, todos somos chamados à comunhão, participação e missão. No seio familiar, Igreja doméstica, com suas alegrias e tristezas, com seus dons e suas fragilidades, Deus chama as diferentes vocações para servir a Igreja, na multiplicidade de carismas a serviço da missão. Quanto mais nossas famílias compreenderem a importância de cultivar dentro dos lares os valores cristãos, mais veremos surgir vocações para servir toda a Igreja”. Dom Ricardo Hoepers (Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB)

São oferecidos sete roteiros para os encontros da Semana Nacional da Família e uma sugestão de celebração para o Dia dos Pais. Os temas serão:

Dia dos pais – A vocação de ser pai

1º Encontro – Vocação: graça e missão

2º Encontro – Chamados a ser povo de Deus

3º Encontro – Vocação dos discípulos missionários

4º Encontro – Vocação: resposta de amor

5º Encontro – Vocação: servir com alegria

6º Encontro – Jesus chama para permanecer com Ele

7º Encontro – Vocação é graça que une chamado e resposta

HORA DA VIDA

Já o subsídio para a Semana Nacional da Vida, de 1º a 7 de outubro, tem como centro das reflexões a temática da adoção. Também são oferecidos sete roteiros para os encontros de reflexão. Ao final, o material contém a sugestão para celebrar o Dia do Nascituro, em 8 de outubro, com o tema “Direito de nascer e ser acolhido em uma família”. Os outros temas são:

1º Encontro – Adoção: um projeto de Deus!

2º Encontro – Adoção: alargar os vínculos da carne e do sangue

3º Encontro – O amor que adota é dom de Si

4º Encontro – Adoção é uma forma de caridade

5º Encontro – Adoção, gesto concreto em favor da vida