
Comissão de Bens Culturais do Regional Leste 2 se reúne para planejamento de ações em 2025
Foi realizada hoje (04/02/2025), na Casa Santíssima Trindade em Belo Horizonte, a reunião da Comissão para os Bens Culturais da Igreja. Dirigida pelo bispo da Diocese de Divinópolis, Dom Geovane Luís, a comissão também conta com Padre Helton Ferreira Rodrigues, que é coordenador da Comissão Diocesana de Bens Culturais entre os membros e também participante da reunião.
“Na reunião de hoje nós organizamos a agenda 2025. Estamos nos preparando para oferecer aos seminaristas no mês de julho, uma formação sobre os bens culturais e sua importância. Também no meio do ano, no mês de junho, participaremos do Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra que será realizado em Goiânia. Planejamos a criação de uma rede de arquivos eclesiásticos, em nível regional, abrangendo as 28 dioceses, do Regional Leste 2. A ideia é a partilha de informações para um melhor gerenciamento desses espaços que são tão importantes”, afirmou Dom Geovane.
Com 60% dos bens culturais tombados no país, a maioria localizada em igrejas, capelas e outros espaços sagrados, essa comissão é uma ferramenta importante em Minas Gerais visando a preservação do seu patrimônio e por este motivo o planejamento das ações anuais se faz necessário.
Sobre a Comissão de Bens Culturais da Igreja do Regional Leste 2
Foi criada com a responsabilidade de realizar ações efetivas para a preservação dos bens culturais da Igreja dentro do Regional. Suas atribuições incluem implementar e motivar as arquidioceses do Regional Leste 2 para a constituição das suas próprias Comissões de Bens Culturais da Igreja, promover seminários e encontros para interessados na salvaguarda do patrimônio sacro, artístico, histórico e cultural da Igreja, além de estabelecer diálogos com órgãos públicos e privados, como universidades, OSCIPs, ONGs, entre outros, que estejam comprometidos com o resgate e proteção desses bens. A Comissão também incentiva e conduz ações concretas para introduzir no currículo de formação dos seminaristas uma disciplina dedicada ao tema da salvaguarda e da criação de novas produções de patrimônio sacro, artístico, histórico e cultural da Igreja, bem como a formação continuada dos clérigos, especialmente daqueles que serão responsáveis por patrimônios expressivos da Igreja.
Bispo Presidente
Dom Geovane Luís da Silva
Diocese de Divinópolis
Secretário
Pe. Rutiero Carvalho
(32) 98419-6286
comissaobensculturais.leste2@gmail.com