27 de fevereiro de 2024
Foto do artigo Comissão Bíblico-Catequética realiza encontro com Catequistas na Cúria Diocesana

No último domingo, 25 de fevereiro, realizou-se, na Cúria Diocesana, o primeiro dos dez “Encontros com o Povo de Deus”. Reuniram-se em torno de 110 representantes da Catequese de todas as nossas foranias.

Após acolhida e café, todos se direcionaram à Capela da Cúria para a oração inicial. Às 9h, os catequistas foram conduzidos ao local da realização das atividades, e, Pe. Lúcio, Coordenador Diocesano de Pastoral, deu as orientações sobre a dinâmica do encontro.

Em seguida, Dom Geovane Luís, bispo diocesano, falou aos catequistas sobre o sentido da Igreja como Povo de Deus a partir da Lumen Gentium. Ele apresentou que esse documento faz o convite para que sejamos abertos, servidores, discípulos-missionários. Como povo, como Igreja, convidou-nos a cuidar uns dos outros, pois somos todos irmãos. Disse ainda que é preciso estar aberto ao diferente, incentivando o diálogo e a escuta e, assim, com o serviço, buscar a comunidade e a unidade da nossa Igreja Particular.

Logo depois, Pe. Lúcio apresentou um pouco da história e da organização da nossa Diocese, acrescidas de informações importantes. Após esse breve contexto, destacou pontos do 8º Plano Diocesano de Pastoral, com o intuito de relembrá-los, e realçou que é tempo de decidir, articular e vivenciar, ou seja, ser uma pastoral decididamente missionária.

Após a apresentação do Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Alex, Coordenador da Comissão Bíblico-Catequético, apresentou como está estruturada a comissão e quais atividades são oferecidas aos catequistas. Ele explicou também como funciona a Escola de Teologia e a Escola Diocesana de Catequese.

Após o almoço, o tema tratado foi “A Catequese e o Magistério do Papa Francisco” e foi ministrado por Lucimara Trevisan, assessora de Catequese no Regional Leste II. Ela destacou que, a partir das catequeses de Francisco, a essência é ter e fazer o Encontro verdadeiro e pessoal com Jesus, que é o foco e o conteúdo central do caminho. Nesse sentido, entende-se que ser catequista é vocação.

Antes de encerrar o encontro, os catequistas se reuniram por forania para apresentar as expectativas, os anseios e as propostas para o aprimoramento da Catequese em nossa Igreja Particular. Nesse momento, seguindo as “Diretrizes para Catequese”, formuladas pela diocese, os participantes, entre eles, também elegeram as pessoas que irão representar a Catequese na Comissão Bíblico-Catequética e nas respectivas foranias a partir do meio do ano 2024.

Ao finalizar os trabalhos do dia, revigorados, os catequistas se mostraram esperançosos por uma caminhada querigmática. Muitos deram testemunhos e disseram o tanto que foi proveitoso e bonito o encontro do “Povo de Deus”.