Notícias

13 de agosto de 2021

Comentário ao Evangelho do Domingo da Assunção de Maria (Lc 1,39-56) – 15/08/21

 

Naqueles dias, 39Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito exclamou: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu. 46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem. 51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre.” 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

 

 

 

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

 

Comentário do Padre Guilherme 

 

Maria foi ao encontro da prima que tinha gravidez de risco, pela idade avançada. No encontro entre elas predomina a alegria. É o sentimento por constatar que as promessas divinas se cumpriam: a salvação viria. As exclamações jubilosas são prenúncios da glorificação de Jesus.

 

Isabel faz a Maria uma pergunta semelhante a de Davi, no Antigo Testamento, quando a arca da Aliança foi trazida de volta a Jerusalém, após ter sido tomada pelos filisteus: “Como poderia vir à minha casa a arca do Senhor?” (2Sm 6,9). A arca trazia a presença espiritual do Deus de Israel. Maria trazia no ventre a presença corporal de Deus em Jesus.

 

O cântico de Maria, Magnificat, é de ação de graças e cheio de referências a passagens da Escritura sobre a ação de Deus pelo povo em cumprimento da promessa da Aliança. É a oração do pobre que confia no Senhor. Maria é testemunha, no corpo e na vida, que a promessa de Deus se cumpre para quem tem fé.

 

Este episódio reforça a ideia de Maria como a plena serva fiel. Seu “sim” a Deus, abriu caminho de Jesus à humanidade. E cumprir essa missão não lhe tirou a humildade nem o sentimento de solidariedade em relação aos semelhantes. Sua atitude mostra que o caminho da salvação é de fé, humildade, serviço ao irmão necessitado e confiança no amor divino.

 

Padre Guilherme da Silveira Machado é administrador paroquial na Paróquia de São Sebastião, em Itatiaiuçu.

Parceiros