Notícias

14 de fevereiro de 2018

Coletiva de Imprensa abre a Campanha da Fraternidade 2018, na Diocese de Divinópolis

Com o objetivo de construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abre, oficialmente, na quarta-feira de cinzas, 14/02, a Campanha da Fraternidade (CF) 2018, com o tema “Fraternidade e Superação da Violência” e o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). O lançamento aconteceu, às 10h, na sede provisória da entidade em Brasília (DF).

 

Nesta CF 2018, a Igreja no Brasil apresenta às comunidades uma realidade que pede atenção, mudança e conversão. Dados do texto-base, que foi distribuído aos jornalistas na abertura, dão conta de que acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apesar de possuir menos de 3% da população do planeta, o Brasil corresponde por quase 13% dos assassinatos. A pesquisa aponta também que em 2014, o país chegou ao topo do ranking, com o número absoluto de homicídios. Foram no total 59.627 mortes. 

 

Todos os anos, a CNBB apresenta a Campanha da Fraternidade como caminho de conversão quaresmal. É uma atividade ampla de evangelização que pretende ajudar os cristãos e pessoas de boa vontade a vivenciarem a fraternidade em compromissos concretos, provocando, ao mesmo tempo, a renovação da vida da Igreja e a transformação da sociedade, a partir de temas específicos. Em 2018, a Conferência convida todos a percorrer o caminho de superação da violência constante e crescente em todos os níveis. “A superação da violência, condição para uma sociedade e cultura da paz, exige comprometimento e ações envolvendo a sociedade civil organizada, a Igreja e os poderes constituídos para a formulação de políticas públicas emancipatórias que assegurem a vida e o direito das pessoas em uma sociedade e cultura de Paz”, finaliza o secretário-executivo da CF, padre Luís Fernando.

 

Na Diocese de Divinópolis, a abertura se deu com uma entrevista coletiva à imprensa, na manhã de quarta-feira, dia 14, no Centro Diocesano de Pastoral. Na ocasião, dom José Carlos falou um pouco da história da CF e, específicamente, da campanha deste ano de 2018; assista: 

 

Parceiros