Comissão Diocesana de Arte Sacra – CODARS

COMISSÃO DIOCESANA DE ARTE SACRA

A CODARS foi criada para auxiliar todas as comunidades da nossa Diocese nos projetos de construção, reforma e restauro dos espaços destinados à celebração e à ação pastoral. Ela é composta pelos peritos e profissionais da área das artes plásticas, arquitetura e engenharia conhecedores das orientações litúrgicas da Igreja. Servir, auxiliar nossas comunidades e analisar os projetos de edificações (construção, reforma, restauração, ampliação, adequação) das igrejas e seus anexos, de modo que os referidos trabalhos se realizem à luz das normas exigidas pela Igreja.

“Não se edifique nenhuma igreja sem o consentimento expresso e escrito do Bispo Diocesano.” (Cân. 1215 – Código do Direito Canônico). “Criem-se em cada Diocese, se possível, além da Comissão litúrgica, Comissões de música sacra e de arte sacra.” (Sacrosanctum Concilium 46).

“O fato de não submeter a obra às devidas aprovações acarretarão sobre o Pároco todas as responsabilidades relativas a problemas oriundos desta. O bispo fará inclusive, uma notificação formal advertindo o Pároco. (Art. 21 §5º – Diretrizes administrativas da Diocese de Divinópolis-MG e orientações para os conselhos pastorais de assuntos econômicos).

■ Todo projeto arquitetônico, complementar e outros de novas construções, reformas e adaptações, independente do valor deverão ser apresentados à CODARS, para avaliação e posterior aprovação do Colégio dos Consultores.
■ Os projetos devem ter como ponto de partida os critérios litúrgico-funcionais estabelecidos nos Documentos do Magistério. Devem seguir a legislação civil vigente, tais como: Códigos de Obras e Plano Diretor Municipal, Lei de Uso e Ocupação do Solo, Acessibilidade (NBR 9050), Normas técnicas do Corpo de bombeiros, etc.
■ Os projetos de arquitetura e complementares deverão ser executados por profissionais com atribuições legais, com emissão de Anotação/Registro de Responsabilidade Técnica (ART / RRT) segundo legislação vigente no país. De preferência o projeto arquitetônico assinado por arquiteto e projetos complementares (estrutural, elétrico, hidráulico, etc.) assinados por engenheiro.
■ A comunidade é a principal responsável por monitorar e fiscalizar a boa execução dos projetos.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A APRESENTAÇÃO E APROVAÇÃO DOS PROJETOS

■ Carta do Pároco sobre a situação da comunidade e demanda da obra; Atas dos Conselhos Pastoral e Administrativo Econômico aprovando o projeto;
■Apresentação do relatório financeiro disponível ou o planejamento de captação de recursos;
■Cópia da escritura do terreno; Memorial descritivo (contendo proposta conceitual, materiais utilizados no projeto e todas as informações para a melhor compreensão do mesmo).
■ Projeto Arquitetônico e complementares (conteúdo em desenho técnico):
■ Planta de locação e situação (de preferência com imagens do terreno e do seu entorno);
■ Perfil do terreno;
■ Planta com todas as informações necessárias para compreensão do projeto
(layout, locação de mobiliários principais, níveis, cotas, dimensões de aberturas, etc.);
■ Cortes (transversal e longitudinal, com acréscimo de outros conforme a necessidade);
■ Planta de cobertura (definir material, inclinação, escoamento da água);
■ Fachadas;
■ Imagens de Perspectiva 3D (se possível); Em projetos de espaços celebrativos é indispensável a representação e a locação em planta dos seguintes elementos: Altar, Ambão, Cadeira da presidência, Sacrário e imagem do padroeiro;
■ Cópia da ART / RRT dos profissionais;
■ Cópia digital de todo o projeto em CD/Pendrive ou envio para o email da comissão, se possível.
■ Conferência e preenchimento do formulário de análise de projetos (obra inicial ou reforma) disponível na Cúria Diocesana e no site da Diocese; (ver QR code).
■ Todos desenhos técnicos devem seguir as normas de representação da ABNT, principalmente no que diz respeito às escalas e ao formato das pranchas.
■ É impressindível que esse material esteja legível para a devida análise dos projetos.

Membros da CODARS

■ Dom Geovane Luís da Silva – Bispo Diocesano
■ Pe. Paulo Sérgio Diniz – Vigário Geral
■ Bruna Ellen Alves Costa – (31) 99882 5705
■ Dênis Magela Campos – (37) 99976 0808
■ Ester Damiani Silva – (31) 99711 7316
■ Felipe Augusto Duarte Ferreira – (37) 99971 7737
■ Felipe da Silva Pereira de Souza – (37) 99974 0667
■ José Geraldo da Silva Lucas – (37) 99903 1434
■ Lucilo Bueno Junior – (37) 99907 6707
■ Marco Túlio Silva Santos – (37) 99803 5691
■ Nathália Santos Menezes – (37) 99134 0906
■ Tais Regina Vieira Diniz – (37) 98851 1256

Contato: codars.divinopolis@gmail.com

FORMULÁRIOS E DOCUMENTOS CODARS – Baixar

FORMULARIO – CODARS

FOLDER COMISSÃO atualizado

BIBLIOGRAFIA

■ BRANDÃO, Pe. André Andrade. Espaço Sagrado – Após Concilio Vaticano II. Editora Partilha, 2011.
■ CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Orientações para projeto e construção de Igrejas e disposição do Espaço Celebrativo. Edições CNBB. 2ª Ed., 2015.
■ CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Orientações para adequação litúrgica, restauração e conservação das Igrejas. Edições CNBB. 1ª Ed., 2021.
■ Diocese de Divinópolis. Diretrizes Administrativas da Diocese de Divinópolis-MG e orientações para os conselhos pastorais de assuntos econômicos. Divinópolis: Sidil Gráfica e Editora, 2019.
■ FRADE, Gabriel. Arquitetura Sagrada no Brasil. Editora Loyola. São Paulo, 2007.
■ MACHADO, Regina Céli de Albuquerque. O local de Celebração: arquitetura e liturgia. Editora Paulinas. São Paulo, 2001.
■ PASTRO, Claudio. Guia do Espaço Sagrado. São Paulo: Loyola, 1999.
■ CUTHBERT, Johnson; STEPHEN, Johnson. O espaço litúrgico da celebração. São Paulo: Loyola, 2006.