×

Conteúdo

Comunidades

Capela de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Capela de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Capela de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Bairro Veredas da Serra

 

Ano de 2001: ainda com poucos moradores, teve início encontros nas casas com a oração do Terço e a reflexão do Projeto SINM - Ser Igreja no Novo Milênio. Em agosto, Padre Paulo Sérgio celebrou a primeira missa no bairro; a partir de então, ele vinha uma vez por mês, aos domingos à tarde. Em uma dessas celebrações, foi feita, com o auxílio da Irmã Terezinha, a votação para o nome do padroeiro da comunidade - Nossa Senhora de Fátima.


A partir de 2003, as celebrações começaram a acontecer na garagem da casa da Dona Conceição, localizada à Rua Jacarandás, com o acompanhamento do Padre Adelmo.
Em 2005, com o Padre Juscelino, aconteceu a primeira festa da padroeira: um tríduo e a missa festiva com barraquinhas. Nesse tempo, a comunidade já contava com uma pequena equipe de liturgia, canto e a ministra da Palavra.


Em 2008, já sob os cuidados do Padre Charley, houve a formação do conselho pastoral; indicação de ministros da eucaristia; pastoral da acolhida; e a regularização de datas e horários para as celebrações na comunidade.


Um fato curioso aconteceu: dois fiéis da comunidade - Antônio e Pedro - vindo do bairro Romeu Duarte, encontraram uma imagem de Nossa Senhora de Fátima encostada num barranco, no acesso ao bairro Veredas da Serra. Meses depois, essa imagem foi doada e encontra-se, hoje, no salão comunitário.


A partir de 2009, Padre Marcelo chega à paróquia e tem início a catequese na comunidade, com os encontros sendo realizados nas casas dos catequistas.


Conseguimos, em 2010, o lote para a construção do salão para as celebrações e os encontros. O montante foi adquirido com a venda do lote do bairro Novo Horizonte, doado pela comunidade São Judas. E, com a doação das outras comunidades da paróquia, foi construído o salão comunitário em regime de mutirão. No dia 20 de setembro de 2011, realizou-se, nele, a primeira Celebração Eucarística. Ainda, teve início o terço dos homens, rezado no salão; e o terço das famílias, rezado nas casas.


Recebemos a visita dos missionários portugueses do Projeto Intercristo - Agnaldo e Bernardo - vindos de Fátima. Eles relataram um fato interessante: a virgem Maria se apresenta aos pastorinhos como a “Senhora do Rosário”; por isso, decidimos que o nome da comunidade, a partir de então, será Nossa Senhora do Rosário de Fátima.


Na festa da padroeira de 2012, tivemos a grata alegria de contar com os “Arautos do Evangelho”; durante o dia, visitaram às famílias e rezaram com elas; à noite, participaram e animaram a celebração.


Hoje, a comunidade se empenha para a construção das salas da catequese na parte superior do salão; este se localiza na Alameda das Cravinas, esquina com a Rua Jacarandás, no bairro Veredas da Serra.

Fotos

Notícias Relacionadas

25 set 14
01 jul 14
29 jan 14
01 jul 14

Parceiros