
Bispo diocesano se reúne com diáconos permanentes na Cúria
O bispo diocesano, Dom Geovane Luís da Silva, se reuniu no último sábado (22/02) com os diáconos permanentes. Esta foi a primeira reunião do ano e estiveram presentes 21 dos 24 diáconos permanentes ordenados na Diocese de Divinópolis. O encontro teve início com um momento de oração e na sequência passou-se a analisar a minuta do futuro Estatuto da Comissão Diocesana dos Diáconos (CDD) que vai ser criada, foram colhidas sugestões. Foi eleito um representante para o Conselho Diocesano de Pastoral, diácono Ramon. A Comissão Diocesana dos Diáconos – CDD – é ligada à estrutura dos diáconos no Brasil (Comissão Nacional dos Diáconos – CND e a Comissão Regional – CRD). O objetivo da CDD e das demais esferas é a integração e suporte dos diáconos no Brasil em comunhão com os bispos e os presbíteros.
Teve eleição também para representantes do diaconato na Comissão Diocesana para o Diaconato Permanente, foram escolhidos os diáconos Alessandro e Michael. Essa comissão é composta por padres, os mesmos da Escola Diaconal Santo Estêvão, e o objetivo é pensar o diaconato na diocese, os ordenados e as futuras turmas.
Também participaram do encontro, padre Paulo Sérgio, vigário geral e padre José Raimundo, coordenador da Escola Diaconal Santo Estêvão e da Comissão Diocesana para o Diaconato.
Dom Geovane falou da importância dos diáconos permanentes na nossa diocese, que eles têm funções próprias na liturgia, mas vivem também as outras duas dimensões do diaconato, que são a Palavra e a Caridade. Insistiu que fazendo parte do Clero, como ministros ordenados, precisam cultivar a fraternidade com os presbíteros, e também com os leigos, sem nenhum tipo de rivalidade.