Bispo de Tefé visita Forania de Nossa Senhora da Piedade e concede entrevista à Rádio Santa Cruz
Na tarde de ontem (09/11), as Rádios Santa Cruz e Stilo FM, em Pará de Minas, receberam uma visita ilustre: Trata-se de Dom Fernando Barbosa dos Santos, Bispo da Prelazia de Tefé. A Prelazia (“Diocese”) de Tefé fica no Amazonas. Ela é irmã da Diocese de Divinópolis. Igrejas irmãs são igrejas que se ajudam mutuamente e, quando possível, aquela que tem mais recursos partilha tais recursos com a que tem menos. Dom José Carlos já esteve em Tefé e sempre procurou formas de ajudar a região. A Prelazia de Tefé ocupa uma área próxima à área do Estado de São Paulo (264 Km 2). Dom Fernando conta com apenas 26 padres para atuar nas 14 paróquias da Prelazia! Isso é pouco, naturalmente, pois precisaria criar novas paróquias nas grandes áreas pastorais. Apenas em sua Prelazia conta com 188 aldeias indígenas!
Durante a entrevista concedida ao repórter Fernando Cezar, da Stilo FM, o Bispo de Tefé falou sobre os desafios do seu trabalho e elogiou a participação dos leigos. Disse que fica encantado ao ver a atuação de catequistas e agentes de pastorais na Prelazia de Tefé. Sem eles, o trabalho seria inviável. As distâncias são grandes e os recursos são poucos. Às vezes, gasta-se cinco dias para visitar uma paróquia e todo o percurso é feito de barco. Falou também das dificuldades do povo, sobretudo, falta de acesso à saúde, e demais serviços públicos. Ele já trabalhou em diversos lugares, inclusive no sertão nordestino. Mas, afirma que trabalhar em Tefé é diferente de tudo. Está feliz em poder dizer sim a Deus. Onde se está não importa. O que mais importa, segundo o bispo, é procurar ser fiel a Deus e fazer sua vontade.
Falando ao Jornal da Manhã, o bispo destacou a importância dessa proximidade entre a Igreja de Tefé e a Diocese de Divinópolis:
Ele também elogiou a religiosidade dos paraminenses, sempre presentes aos eventos promovidos pela Igreja:
O Bispo de Tefé finalizou a entrevista agradecendo a Deus pela acolhida que teve na Diocese de Divinópolis e parabenizou a Diocese pelo trabalho nos meios de comunicação.