Assembleia do Leste 2 reflete sobre caminhos e desafios da evangelização
Arcebispos, bispos e coordenadores diocesanos de pastorais estiveram reunidos, nos dias 3 a 5 de junho, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG), para a Assembleia Anual do Conselho Episcopal Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Inspirados pela exortação apostólica do Papa Francisco, Evangelli Guadium, a Assembleia teve como tema central “Evangelli Guadium e os desafios da Evangelização”. Assessorados pelo bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte, dom João Justino de Medeiros Silva, os participantes puderam refletir os caminhos e desafios da Evangelização.
Também foi apresentada aos participantes da Assembleia uma análise de conjuntura sobre os principais acontecimentos nacionais. A apresentação ficou a cargo do coordenador de pastoral da arquidiocese de Mariana (MG) e membro do Grupo de Assessores da CNBB, padre Geraldo Martins. Entre os pontos abordados por padre Geraldo estão: caminhos e descaminhos do Governo, eleições 2014, Congresso Nacional, participação popular e as opções da imprensa.
Na manhã de ontem, 4, os participantes contaram com a presença do bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, para a conferência Espiritualidade das Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015. Em sua proposição dom Leonardo, abordou a espiritualidade, a espiritualidade do encontro, a espiritualidade missionária e a espiritualidade de gratuidade e ressalta “poderíamos, talvez, dizer que as DGAE 2011-215 buscam expressar a espiritualidade do encontro que conduz à alegria da gratuidade, da missão, isto é, do discipulado missionário”.
Em meio a estudos, reflexões e outros assuntos de pauta, o Conselho Episcopal do Regional Leste 2 elegeu, por meio de votação, o novo vice-presidente. Com a renúncia, aceita pelo Papa Francisco, no dia 14 de maio, do bispo emérito de Colatina (ES), dom Décio Sossai Zandone, a vice-presidência estará com o bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim(ES), dom Dario Campos.
Paralelo à Assembleia, os coordenadores diocesanos de pastoral dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo realizaram O Encontro Regional. Na pauta do encontro, os coordenadores puderam ampliar e aprofundar as reflexões do Estudo 104 da CNBB “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”, e escolheram o novo coordenador de pastoral representante de Minas Gerais, padre Hideraldo Vieira, da diocese de Itabira/Cel. Fabriciano. A coordenação geral de pastoral do Leste 2 será compartilhada com o padre Hideraldo e padre Marcelino, da diocese de Colatina, até o próximo ano, quando será realizada nova eleição.