26 de março de 2023
Foto do artigo Continua em aberto edital para seleção de projetos sobre a CF 2023

Continua em aberto edital para seleção de projetos sobre a CF 2023

O Conselho Gestor do Fundo Diocesano de Solidariedade lança edital para a seleção de projetos correlacionados ao tema da Campanha da Fraternidade 2023. Mais uma vez vivenciamos o tempo quaresmal, tempo de reflexão e conversão, que deve nos levar à vida nova que só o Ressuscitado é capaz de nos dar. Neste ano de 2023, mais uma vez, a Igreja do Brasil nos convida a participar da Campanha da Fraternidade (CF), como um modo especial de prática da caridade. Promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde os anos 1960, essa campanha nos ajuda no processo de conscientização e conversão como comunidade de fé, convidando-nos a refletir, e a agir, como Igreja e como sociedade, em prol da vida em comum e da dignidade humana. A crise humanitária causada pela pandemia da COVID-19, aliada à falta de políticas públicas e à pobreza de milhões de pessoas, agravou o flagelo da fome em nosso meio.

É nesse contexto que, neste ano de 2023, pela terceira vez a CF trata de temas relacionados ao problema da fome (1975, 1985 e 2023). Com o tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), a “Campanha da Fraternidade questiona cada pessoa de boa vontade, grupos eclesiais e instituições civis acerca de seu envolvimento com as transformações espirituais, sociais, político-econômicas e ecológicas, a fim de verificar a coerência com o projeto do Reino de Deus mediante a escuta mais atenta e comprometida do Evangelho” (Texto Base, n. 3).

Diante disso, é preciso compromisso e empenho de todos para construirmos uma sociedade mais justa, fraterna e com vida em abundância. O imperativo da Palavra de Deus – “Dai-lhes vós mesmos de comer” – deve conduzir-nos ao compromisso e à corresponsabilidade fraterna.

Além de ações particulares, fruto e da escolha consciente de cada indivíduo e do acompanhamento dos trabalhos de nossos representantes públicos, podemos reafirmar o nosso compromisso com a vida por meio do gesto concreto da Coleta da Solidariedade, que acontece no Domingo de Ramos, este ano no dia 02 de abril. O resultado integral dessa coleta, em nossas comunidades, com ou sem envelopes, deve ser encaminhado à Diocese, ao Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS). Esse fundo é formado pelos recursos arrecadados com a coleta da solidariedade de cada ano (60% – sessenta por cento – ficam na diocese e 40% – quarenta por cento – são destinados ao Fundo Nacional de Solidariedade – FNS). Compõe ainda o FDS, o saldo remanescente de anos anteriores, além de doações específicas e investimentos feitos pela própria Mitra Diocesana de Divinópolis. Com esse recurso, a Igreja exerce seu cuidado pastoral com os mais necessitados em vista de diminuir as desigualdades sociais que nos afetam a todos.

A Diocese de Divinópolis, por meio do Administrador Diocesano, da Coordenação Diocesana de Pastoral, do Conselho de Vigários Forâneos, da Equipe Permanente da Campanha da Fraternidade e, consequentemente, do FDS, desde os primeiros anos da sua criação, apoia iniciativas de solidariedade e projetos relacionados ao tema da Campanha da Fraternidade de cada ano.

Maiores informações podem ser encontradas no Edital 2023, que pode ser baixado no link abaixo.

Clique aqui e faça download do Edital – 2023