A Igreja é a Cidade dos Pobres
A Igreja é a Cidade dos pobres, assim afirmava São Vicente de Paulo, cujo dia estamos prestes a celebrar (27 de setembro). São Vicente de Paulo nasceu na França (Pouy), em 1581. De espírito inquieto e cheio de vontade de ajudar a família desejou seguir “carreira” eclesiástica. Mas, o “caçador acabou se tornando caça”, pois Jesus o quis, verdadeiramente, ao seu lado. Após algumas provações, concluiu que queria servir Jesus, na pessoa dos pobres. E assim o fez. Foi ordenado sacerdote e organizou o serviço da caridade aos pobres. Organizou também o serviço missionário junto aos camponeses. Fundou a Congregação da Missão, e as Filhas da Caridade, com ajuda de Santa Luiza de Marilac. Morreu aos 27 de setembro de 1660, com 79 anos. Inspirado em sua obra, mais tarde (1813), Frederico Ozanam, um jovem francês, criou a primeira conferência vicentina, em 1833. Ele mal sabia o grande fruto que daria essa primeira semente. Hoje o Movimento Vicentino está presente em todo o mundo. Somente na Diocese de Divinópolis temos um grande trabalho realizado pelos vicentinos.
Abaixo você poderá conferir um pouco desse trabalho. Nossa reportagem conversou com Walter José Ferreira – Presidente do Conselho Metropolitano de Divinópolis, que integra as dioceses de Divinópolis e Oliveira:
Atualmente, o Conselho Metropolitano de Divinópolis mantém doze Vilas Vicentinas, sendo duas em Divinópolis, uma em Carmo do Cajuru, duas em Juatuba, uma em Igaratinga e outra em Pará de Minas, três em Oliveira, uma em Perdigão e uma em Nova Serrana. Grande parte da renda para manter os projetos vem de doações de pessoas de bom coração. Somente em Pará de Minas, a Cidade Ozanam abriga quase 70 idosos. O trabalho é muito bonito e deve ser valorizado por toda a Igreja, pois a “Igreja é a cidade dos pobres”.
O Conselho Metropolitano tem sua sede na Rua Coronel João Notine, nº 510, no Centro de Divinópolis. O telefone da sede é (037) 3214-8026. Se você quiser conhecer e ajudar não se acanhe. A hora é agora. São Vicente de Paulo agradece.
Vila Vicentina Padre Libério
Nossa reportagem visitou a Vila Vicentina Padre Libério, em Divinópolis, na manhã de hoje (24). A entidade acolhe oitenta e nove idosos. Todos são cuidados pelas Irmãs da Congregação de Nossa Senhora do Sagrado Coração de Jesus. Três religiosas moram na Vila Vicentina Padre Libério. Irmã Adelaide é a coordenadora geral, Irmã Alice é responsável pela parte espiritual dos idosos, e Irmã Rami, auxilia a coordenação geral.
A rotina da Instituição consta, basicamente, de quatro refeições diárias, em horários fixos. Nas quartas-feiras, às 9h, os idosos participam da Santa Missa na capela da vila, sempre presididas pelos padres da Paróquia do Senhor Bom Jesus, que hoje são: Padre Carlos Henrique e Pe. Rodrigo Botelho. Irmã Alice e Irmã Rami rezam o terço com os idosos, todos os dias, e, aos domingos, fazem a reflexão da Palavra de Deus com os mesmos e também com os funcionários.
A Vila Vicentina Padre Libério está situada em um quarteirão onde estão dispostas trinta e seis (36) casinhas, com seis (06) e três (03) quartos individuais e instalações sanitárias, uma enfermaria feminina e uma masculina, uma cozinha, um enorme refeitório e o Centro de Reabilitação Confrade Vicente Ferreira Valério, onde os idosos têm tratamentos fisioterapêuticos.
Durante a semana eles recebem poucas visitas, mas, aos domingos, a vila fica cheia de visitantes. Alguns grupos cantam, dançam e brincam com os internos.
A Vila Vicentina tem como sua missão de não só prolongar a existência de seus acolhidos, mas sim, dar mais vida e qualidade a todos. O presidente da Vila Vicentina Padre Libério é o o Sr.Vicente de Paula Tavares.
Para ajudar a instituição basta entrar em contato pelo telefone (037) 3221-3157, ou pelo e-mail vilavicentinapeliberio@hotmail.com. A vila fica situada na Rua do Ferro, nº 411, no bairro Niterói, em Divinópolis. Próximo ao Santuário do Senhor Bom Jesus.
Por Túlio Veloso / Pe. Gabriel