Diocese de Divinópolis se despede da irmã Gertrudes
Foi sepultada no início da tarde de hoje, em Conceição do Pará, a irmã Maria Gertrudes do Coração de Jesus, nome adotado após ingressar na Congregação das irmãs carmelitas. Uma das fundadoras do Carmelo em Divinópolis, em 1966. Alexandrina Vanda de Melo nasceu em Montes Claros, em 1931 e entrou muito jovem na ordem das irmãs carmelitas. Atuou primeiro em Belo Horizonte e depois foi convidada a integrar o grupo que fundaria o convento em Divinópolis. Depois de alguns anos resolveu que seria eremítica(viver sozinha) e escolheu Conceição do Pará como morada. Os moradores contam que ela tinha muita sensibilidade e sabia quando as pessoas estavam sofrendo e precisavam dela e assim se aproximava.
“É uma pessoa de luz, uma bomba de amor… se esvaziou dela mesma para ser exemplo de amor”, destaca Margarida de Melo, sobrinha da irmã.
Muita gente acompanhou a missa de despedida da irmã Gertrudes celebrada pelo bispo, Dom Geovane Luís da Silva. Na celebração, ele contou sobre o trabalho da irmã e da sensibilidade com que ela lidava com o sofrimento alheio, além da importância que teve para a Diocese de Divinópolis, em especial a comunidade de Conceição do Pará onde viveu por cerca de 40 anos. Onde ela era procurada por muita gente. Gertrudes retornou ao convento em Divinópolis, em 2021, para receber cuidados médicos devido a saúde debilitada pela idade, onde permaneceu até sua morte no último sábado.