
Bispo celebra Lava-pés no presídio Floramar em Divinópolis
O bispo da Diocese de Divinópolis, Dom Geovane Luís esteve hoje à tarde, no presídio Floramar onde celebrou o rito do Lava-pés. O Lava-pés é um rito litúrgico realizado durante a celebração da Quinta-feira Santa que recorda a Última Ceia do Senhor. Este rito religioso baseia-se no Evangelho de João em ao lavar os pés dos discípulos, Jesus demonstra seu amor pelas pessoas e mostra a todos que a humildade e o serviço são o centro de sua mensagem.
Dom Geovane estava acompanhado da equipe da Pastoral Carcerária composta por diáconos e também membros da Missão Maria de Nazaré e do padre responsável pela Comunicação da Diocese, Luis Fernando Cruz. A realização da missa foi possível após a autorização do diretor geral da unidade, Gilberto Veloso e do diretor de segurança, Marcos Vinícius Ferreira. Dom Geovane foi recebido pela diretora de atendimento Caroline Queiroz e pela diretora administrativa Patrícia Almeida, que acompanharam a celebração e se emocionaram. Doze detentos, sendo seis homens e seis mulheres representaram os apóstolo de Cristo e tiveram os pés lavados e beijados pelo bispo. Das celas os demais detentos puderam ouvir e assistir a celebração.
Dom Geovane afirmou que a ação recorda o grande serviço de amor de Jesus, quando ele se curva para lavar os pés dos discípulos e institui também, junto com seus amigos, na Última Ceia, o Sacramento da Eucaristia. “Neste ano, queremos nos unir aos irmãos que estão aqui no presídio Floramar, para nos aproximarmos dessa realidade, fazer a experiência do encontro com esses nossos irmãos, porque todos somos filhas e filhos de Deus. Esta celebração também se insere no contexto do Jubileu da Esperança, o Santo Padre nos exortou a com a sua carta jubilar, falando justamente da necessidade de sermos portadores da esperança aqueles que sofrem, dentre estes estão nossos irmãos presos. Na nossa Diocese é grande a população carcerária, quase oito mil pessoas”.
Um momento de muita emoção foi registrado quando ao som da música “Noites Traiçoeiras” grande parte dos presos cantaram. Dom Geovane ao celebrar a missa, passou em todas as celas ofertando a eucaristia àqueles encarcerados que quiseram comungar. Ele afirmou aos detentos que reza sempre por eles e pediu que eles rezem também pelo bispo e pela igreja. Essa é a segunda vez que Dom Geovane Luís visita o presídio Floramar de onde seguiu para uma visita breve à Associação de Proteção e Assistência ao Condenado – APAC.