Notícias

14 de abril de 2025
Foto do artigo Edital Fundo Diocesano de Solidariedade 2025

Edital Fundo Diocesano de Solidariedade 2025

A Diocese de Divinópolis apresenta o Edital do Fundo Diocesano de Solidariedade 2025

O tempo quaresmal é momento oportuno de oração, de escuta da Palavra e de conversão. Meditando sobre o Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, somos convidados, a rezarmos mais uma vez a Campanha da Fraternidade. Neste ano, com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema Deus viu que tudo era muito bom (Gn 1,31), “refletiremos sobre a urgência e necessidade do cuidado com a nossa Casa comum, imenso jardim cultivado por Deus para acolher o ser humano. Cuidar da natureza por causa do ser humano” (Dom Geovane Luís).

 Deus, após completar a obra da criação, contempla-a em êxtase, pois “viu que TUDO era muito bom”, mas entrega ao homem o cuidado e o pastoreio das coisas criadas (cf. Gn 1,28). Nessa esteira criacional, celebramos os 10 anos da encíclica Laudato Sí do Papa Francisco, em que emprega, de forma incisiva, o termo “ecologia integral”, uma vez que todos os seres criados estão interligados e formam uma coisa só, chamada pelo Pontífice de “casa comum”; também, os 800 anos do Cântico das Criaturas, composto por outro Francisco, o pobrezinho de Assis; além da realização da COP 30, este ano na Amazônia brasileira.

A partir dessa vivência, nosso gesto concreto diocesano e como Igreja do Brasil é a Coleta da Solidariedade, feita no domingo de Ramos da Paixão do Senhor, no dia 13 de abril de 2025. O resultado integral dessa coleta, em nossas comunidades, deve ser encaminhado ao Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS). Esse fundo é formado pelos recursos arrecadados com a Coleta da Solidariedade de cada ano (60% – sessenta por cento ficam na Diocese e 40% – quarenta por cento são destinados ao Fundo Nacional de Solidariedade – FNS). Compõe, ainda, o FDS, o saldo remanescente de anos anteriores, além de doações específicas e investimentos feitos pela própria Mitra Diocesana de Divinópolis. Com esse recurso, a Igreja exerce seu cuidado pastoral com os mais necessitados em vista de diminuir as desigualdades sociais que nos afetam.

A Diocese de Divinópolis, por meio do Bispo Diocesano, do Conselho Episcopal, da Equipe Permanente da Campanha da Fraternidade e, consequentemente, do FDS, desde os primeiros anos da sua criação, apoia iniciativas de solidariedade e projetos relacionados ao tema da Campanha da Fraternidade de cada ano.

Em 2025, fomentados pela Campanha da Fraternidade, a Diocese de Divinópolis lança o presente edital objetivando contemplar projetos que desenvolvam os objetivos perseguidos na CF/25. Para identificar e selecionar os projetos pertinentes à proposta de destinação dos recursos captados pelo FDS, estabelecemos as condições e critérios descritas no edital.

Clique aqui e baixe o Edital do FDS 2025

Parceiros